São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Líder, brasileiro pode alcançar seu 5º triunfo seguido e superar marca de vitórias consecutivas na categoria

Da Matta volta a buscar recorde na Indy

DA REPORTAGEM LOCAL

Cristiano da Matta tem hoje sua segunda chance nesta temporada para alcançar uma marca histórica na Indy. Se repetir o que fez nas quatro últimas corridas e cruzar em primeiro lugar a linha de chegada do GP de Cleveland, nos EUA, o brasileiro será o piloto com maior número de vitórias seguidas na categoria.
Ontem, ele conquistou a pole position, o que facilita sua missão. O canadense Patrick Carpentier larga no segundo lugar.
A nona etapa da temporada terá largada às 14h30 (de Brasília).
O piloto da Newman-Haas já desperdiçou neste ano a chance de igualar o mesmo recorde que tentará superar na prova de hoje.
Após vencer as duas últimas corridas do Mundial de 2001 -Surfer's Paradise (Austrália) e Fontana (EUA)-, Da Matta estreou com vitória no GP de Monterrey (México), primeira etapa do campeonato deste ano.
No entanto, o brasileiro foi apenas o oitavo colocado em Long Beach (EUA), segunda etapa da temporada, e não conseguiu igualar a marca de quatro vitórias seguidas de Al Unser Jr. (1990) e Alessandro Zanardi (1998).
Mesmo se não pontuar na prova de hoje, Da Matta, apesar de ficar sem o recorde, não verá sua liderança ameaçada no Mundial.
O piloto da Newman-Haas soma 118 pontos e pode até não pontuar nas duas próximas corridas que não será superado pelo segundo colocado, seu compatriota Bruno Junqueira, da Ganassi, que soma 70 pontos.
"Nós ainda estamos um um estágio em que eu olho para uma corrida de cada vez. Mas tenho 100% de certeza de que podemos continuar assim [obtendo bons resultados e mantendo a liderança da Indy]", disse Da Matta.
Os pilotos esperam uma prova muito disputada na tarde de hoje. Por ter uma pista larga, eles consideram que o circuito de Cleveland proporciona um grande número de ultrapassagens.
"A pista permite muitas disputas. É ótima se o carro estiver com o acerto ideal. Acredito que estaremos em forma para recuperarmos o tempo perdido", disse Tony Kanaan, da Mo Nunn, que tem feito um péssimo campeonato e ocupa apenas a 12ª colocação.
Bruno Junqueira está em situação melhor no campeonato, contudo tem a difícil tarefa de alcançar o líder da classificação geral, que está 48 pontos à sua frente.
"Meu objetivo é tentar marcar pontos em todas as próximas etapas e, quando possível, conseguir a vitória", afirmou o piloto.
Para ele, largar na frente no início das 115 voltas do GP de Cleveland será fundamental.
"O circuito proporciona ótimas corridas porque tem vários pontos de ultrapassagem. Mas é preciso ter um carro bem competitivo porque não há como segurar um adversário mais rápido."
Em 2001, o vencedor da corrida foi o escocês Dario Franchitti, atual terceiro colocado da Indy. A pole, na ocasião, havia sido o brasileiro Maurício Gugelmin, que deixou a categoria neste ano.
No primeiro dia de treinos para o GP de Cleveland, anteontem, Da Matta assegurou a pole provisória, seguido por Junqueira.


Texto Anterior: Futebol: Recuperando a forma
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.