São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atletas fazem "treino" de convivência

DA REPORTAGEM LOCAL

O entrosamento que as jogadoras da seleção brasileira têm mostrado dentro de quadra também vem sendo buscado fora dela.
Para tentar evitar dispersão com as "tentações" das constantes viagens e, principalmente, da Vila Olímpica de Pequim, o treinador Zé Roberto pediu que suas atletas tornassem a convivência ainda mais intensa.
Além de viajarem, treinarem e dormirem juntas, o treinador sugeriu que as comandadas fizessem também todas as refeições em grupo. Os "treinos" começaram ainda no CT de Saquarema, durante a preparação da equipe para o Grand Prix.
O objetivo de Zé Roberto é buscar maior cumplicidade entre suas comandadas.
"Existe um intervalo de gerações nesse grupo, que tem sido superado. A gente procura se entender, e isso tem feito o grupo render muito mais", afirmou a levantadora Fofão, jogadora mais velha da seleção, com 38 anos.
O time brasileiro também ganhou um reforço psicológico nesta temporada.
Zé Roberto já costumava contar com ajuda de uma psicológica esporadicamente. Agora, Sâmia Hallage participa do dia-a-dia da equipe, na concentração e nas viagens, como no Grand Prix. Ainda não é certa sua ida à Olimpíada de Pequim.
"O ambiente na equipe está mais tranqüilo, as jogadoras estão mais maduras. Existem ainda mais cobranças, e as coisas estão fluindo bem. Passamos por muitas coisas boas e também por momentos difíceis, e isso tudo ajuda a trilhar nosso caminho. Todas aprenderam muito", avaliou Zé Roberto.
Para manter a harmonia no grupo, a comissão técnica decidiu até controlar a menstruação das jogadoras.
Com o uso de anticoncepcionais, nenhuma das atletas irá menstruar durante os Jogos Olímpicos. O nervosismo da TPM ao menos estará distante da equipe brasileira.


Texto Anterior: Seleção usa banco e fatura Grand Prix
Próximo Texto: Relaxada, equipe peca mais na final contra time da casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.