São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Caso Cielo será julgado na quarta

NATAÇÃO
Tribunal ouvirá atleta na China e divulgará decisão até dia 22


DE SÃO PAULO

O julgamento do caso de doping de Cesar Cielo será no dia 20, em Xangai, na China. A data foi confirmada ontem pela CAS (Corte de Arbitragem do Esporte), que divulgará sua decisão até o dia 22.
O campeão olímpico dos 50 m livre e mais três nadadores foram flagrados em antidoping feito no Troféu Maria Lenk. Parte dos envolvidos participará da audência da CAS via videoconferência.
A CBDA (confederação brasileira) puniu os atletas com advertência e perda dos resultados da competição.
A Fina (Federação Internacional de Natação) discordou e recorreu à CAS. A entidade quer que eles sejam suspensos e percam os resultados estabelecidos desde maio.
Dos quatro nadadores flagrados, só Cielo viajou para disputar o Mundial de esportes aquáticos, em Xangai. As provas de natação começam na noite do dia 23 (horário de Brasília). O campeão olímpico nadaria no primeiro dia.
Henrique Barbosa e Nicholas Santos perderam suas vagas porque haviam feito índice no Maria Lenk. Vinícius Waked não se classificou.
A Fina pediu urgência à CAS para que o julgamento não afetasse a competição. Se Cielo nadasse sem ter tido seu caso avaliado, poderia ter de devolver medalhas se levasse uma pena maior.
Os atletas dizem ter tomado suplemento contaminado com o diurético furosemida, que mascara o uso de substâncias dopantes. Afirmam que a contaminação ocorreu em farmácia de Santa Bárbara d'Oeste (SP), da qual Cielo diz ser cliente há dois anos. O campeão olímpico diz ter indicado o suplemento aos amigos, que treinam com ele.
Para sua defesa, Cielo contratou o badalado advogado americano Howard Jacobs, segundo o jornal "L'Équipe".
Jacobs já trabalhou com esportistas envolvidos em grandes escândalos de doping, como os velocistas Marion Jones e Tim Montgomery e o ciclista Floyd Landis.
Se for suspenso, Cielo não poderá competir em Xangai. Se a pena for superior a seis meses, corre o risco de ficar fora dos Jogos de Londres de 2012 -essa regra será julgada pela CAS em agosto.
Waked, que já foi flagrado em antidoping, pode receber punição maior e até ser banido, por ser reincidente.


Texto Anterior: Futebol - Rodrigo Bueno: Histórias incríveis da Argentina na América
Próximo Texto: Competição vale vagas em Londres-12
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.