UOL


São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Vizinho constrói vantagem em Pans em casa

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar da queda em Santo Domingo, a Argentina irá manter a quarta colocação no quadro histórico de medalhas, um posto à frente do Brasil. EUA, Cuba e Canadá ocupam as três primeiras posições.
Os argentinos iniciaram o Pan com 73 ouros (o primeiro critério de desempate) a mais que os rivais. No geral, eram 151 medalhas adicionais.
A vantagem foi construída graças, principalmente, ao desempenho nas duas edições em que foi sede, em Buenos Aires-51 e Mar del Plata-95.
No primeiro Pan da história, há 52 anos, a Argentina liderou o quadro geral, com 68 ouros e 150 medalhas. Foi a única ocasião em que os EUA não lideraram ao menos uma das duas estatísticas. O Brasil teve 32 insígnias (cinco ouros).
Em Mar del Plata, os donos da casa ficaram em quarto no geral, com 159 medalhas e 40 ouros, e os brasileiros tiveram 83 e 18, respectivamente.
Na média, a Argentina ganhou 42,5 provas e 97 medalhas a mais por Pan em casa.
Já o Brasil, na única vez em que recebeu o Pan, em São Paulo-63, ficou em segundo no quadro final e obteve apenas seis ouros e 13 pódios a mais que os arqui-rivais. (PC E MSK)


Texto Anterior: Em queda, Argentina culpa crise
Próximo Texto: Com duplo bronze, boxe fecha campanha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.