São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDÔ

Iraniano sai de Jogos para não enfrentar israelense

DA REDAÇÃO

Bicampeão mundial e favorito ao ouro no judô, Arash Miresmaeili decidiu abandonar os Jogos de Atenas ao saber que enfrentaria um israelense em sua primeira luta na categoria meio-leve (até 66 kg), informaram agências de notícias iranianas.
Porta-bandeira do Irã na cerimônia de abertura, ontem, Miresmaeili alegou que não poderia lutar contra Ehud Vaks "à custa das dores do povo palestino".
"Treinei durante meses, estou em forma, mas me nego a lutar com um israelense. Essa eliminação [dos Jogos] não me afeta", afirmou o judoca de 23 anos.
Desde a revolução islâmica, ocorrida no país em 1979, o Irã não reconhece o Estado de Israel e apóia a causa palestina.
O presidente da União Asiática de Judô, Hirofumi Otsuji, confirmou a desistência. Segundo os regulamentos do Comitê Olímpico Internacional e da Federação Internacional de Judô, Miresmaeili deve deixar a Vila Olímpica.
Quinto colocado em Sydney-2000, o iraniano conquistou os Mundiais de 2001 e de 2003.
Apesar do abandono, ele deve ganhar o prêmio oferecido pelo comitê iraniano aos seus medalhistas (US$ 115 mil). "Miresmaeili deve ser recompensado. Era favorito ao título, e tratarei para que seja assim [receba o prêmio]", afirmou o representante da Federação Iraniana de Judô em Atenas, Mohammad Derakhshan.
Até o fechamento desta edição, nem o Athoc (Comitê Organizador dos Jogos) nem o COI haviam se pronunciado sobre o assunto.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Nota
Próximo Texto: Abertura: Festa reúne piscinão, deuses e megatocha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.