São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABERTURA

Exuberante, evento de três horas vira mote para gregos pregarem competência

Festa reúne piscinão, deuses e megatocha

DOS ENVIADOS A ATENAS

Da trilha de Mikis Theodorakise para "Zorba, o Grego" a uma mensagem enviada por dois astronautas em uma estação espacial. A cerimônia que abriu a 28ª Olimpíada, em Atenas, centrou-se no orgulho do passado grego, mas com um pé no presente.
"Evitamos fazer uma festa nostálgica, mas nos focamos em contar uma história", disse Dimitri Papaioannou, criador do evento.
Na primeira das cerca de três horas de duração da festa, a história grega foi recriada no Estádio Olímpico, por meio da arte e da mitologia, em meio a um espelho d'água formado no centro da arena. "Bem-vindo ao lar" foi o termo usado, pois os gregos criaram os Jogos, na Antigüidade.
Os efeitos especiais lembravam Eros, o deus do amor, e uma oliveira -árvore ligada à deusa Atenas- serviu de abrigo para os discursos de Gianna Angelopoulos-Daskalaki, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, e Jacques Rogge, chefe do COI.
Nos desfiles das delegações, pela primeira vez o som ficou a cargo de um DJ. A equipe brasileira atravessou o estádio bastante aplaudida e vestindo uniformes alusivos aos Jogos Pan-Americanos de 2007, que serão no Rio.
O ápice foi a entrada da tocha, que passou pelas mãos de diversos atletas até chegar a Nikolaos Kaklamanakis, iatista medalha de ouro em Atlanta-96. Ele subiu uma escadaria, e a pira olímpica desceu até ele mecanicamente, voltando depois para o alto do estádio. Após críticas, devido ao atraso na organização, a festa não só ocorreu sem problemas como foi exuberante. "Mostramos que não temos apenas cultura e história, mas que somos muito competentes", afirmou Gianna. (FÁBIO SEIXAS E MARCELO DIEGO)


Texto Anterior: Judô: Iraniano sai de Jogos para não enfrentar israelense
Próximo Texto:
FOLHA ESPORTE
Pacaembu vê melhor de cinco

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.