UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Milhagem
A reunião semanal entre Agnelo Queiroz e seus secretários, tradicional em sua gestão no Ministério do Esporte, não ocorre desde o Pan de Santo Domingo, em agosto. A explicação, de funcionários da própria pasta, é de que o titular não parou de viajar. Em um mês, esteve em SP, MA, PE, AM e duas vezes na BA.

Emenda...
Em breve, o ministro será convidado para outra viagem, para o litoral paulista. A Universidade Santa Cecília, do presidente do Santos, Marcelo Teixeira, irá conceder a Queiroz o título de professor emérito.

... pior que o soneto
Mas, mesmo que o comunista aceite a honraria, não perdoará o Santos por ter ido ao STF contra o Estatuto do Torcedor, iniciativa copiada por vários outros clubes. O governo está disposto a retaliar os que tentam derrubar a lei, excluindo-os de possibilidades que aventava, como linhas de crédito do BNDES.

Guerra de números
Levantamento realizado pela oposição do Palmeiras contesta a idéia, difundida pela diretoria, de que a segunda divisão tem sido bom negócio. O estudo, a ser divulgado esta semana, revelou que o clube perde aproximadamente R$ 7 milhões em receitas por não estar na Série A.

Acontecimento
O Corinthians pediu aos conselheiros chamados para o banquete do 93º aniversário do clube, dia 22, que retirem os convites no Parque São Jorge -normalmente são recebidos em casa. A preocupação deve-se à expectativa de uma presença ilustre: o presidente Lula.

Inferno astral
A maré não anda boa para Peter Silva, presidente da FBA, que representa os times da Série B. O impasse das passagens continua, o seu Londrina vai mal e seu Corinthians idem. "Resta torcer para chegar 2004", disse.

Ouro negro
Pelé voltará a vender o café brasileiro pelo mundo. Novamente contratado pela Companhia Cacique, sua primeira missão será fazer propaganda do Café Pelé em Moscou.

Jogada
Na década de 70, o Rei emprestou seu nome a um dos carros-chefes da Cacique. Mas, ao contrário do que se faz crer, o Atleta do Século não é o proprietário da marca -ela pertence à beneficiadora de café.

Muy amiga
Mas a vida de Pelé não tem sido só flores. Na inauguração da Pelé Pro do Rio, dia 5, o Rei foi surpreendido por uma fã que, entre os convidados, lhe pediu autógrafo diferente. Era uma oficial de Justiça, enviada para intimá-lo de duas ações movidas pelo ex-sócio Hélio Viana.

Fora do ar
Aos poucos, Marco Polo del Nero faz força para extinguir as inovações de Eduardo José Farah na FPF. A pretexto de reduzir custos, o presidente não renovou o contrato do "Futebol Paulista e Você", programa da entidade, na Rede TV!. Agora, a atração só será exibida na modesta Rede Vida.

Ponta do lápis
Mesmo com a deserção do vice Márcio Aranha, Marcelo Portugal Gouvêa (São Paulo) fez as contas e diz ter ampla maioria dos conselheiros em sua base de apoio. Um a um -e por ordem alfabética-, seus 140 eleitores estão sendo atendidos em reuniões semanais num escritório no Jockey Club da capital.

007
Mas a conta da oposição é diferente. Os descontentes com a atual gestão apostam que o Conselho Deliberativo, com 235 membros, está rigorosamente dividido. E que muitos dos "amigos" do presidente são na verdade espiões infiltrados.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Alexandre Kalil, presidente licenciado do Conselho Deliberativo do Atlético-MG, sobre Itamar Vasconcelos, ligado à ONG Torcida Ativa, que quer concorrer na eleição do clube:
- Aquilo tem que ser presidente de chefe de hospício.

CONTRA-ATAQUE

Dama de Ferro

Carolina Kluft se tornou neste ano a "Dama de Ferro" do atletismo ao se tornar campeã mundial do heptatlo, modalidade que combina os resultados de sete provas: 100 m com barreiras, 200 m, 800 m, salto em altura e em distância, lançamento de dardo e arremesso de peso.
A sueca também defendeu seu país no revezamento 4 x 100 m. Seu time foi desclassificado logo na primeira eliminatória.
Não bastasse isso, Carolina foi pressionada a competir no salto em distância, a exemplo do que fez Eunice Barber, vice mundial no heptatlo. A sueca se recusou.
- Se vocês estivessem no meu corpo, saberiam o motivo, afirmou Carolina, exausta, após dois dias de provas no heptatlo.
Azar da sueca. Sua rival francesa saltou 6,99 m, desbancou as favoritas e foi ouro no salto em distância no Mundial de Paris.



Próximo Texto: Ex-tabu, pontos corridos viram modelo para clubes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.