UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Após ter o saque para definir a partida, brasileiro permite virada de Schuettler e perde oportunidade do bi na Bahia

Guga desperdiça chance e é eliminado

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL À COSTA DO SAUÍPE

Gustavo Kuerten esteve muito perto da final, mas foi eliminado do Torneio da Costa do Sauípe.
O brasileiro tinha 5 a 4 no terceiro set e sacava para fechar a partida, mas perdeu o serviço e os dois games seguintes e caiu diante do alemão Rainer Schuettler por 2 a 1 (6/4, 2/6 e 7/5). Atual campeão, Guga afirmou que o resultado de ontem foi "uma questão de sorte nos momentos certos".
"[No 5 a 4] dei um saque espetacular, mas a bola saiu por meio centímetro. Dei uma passada que também foi um centímetro fora. E depois consegui um ace, e o juiz cantou fora", afirmou Kuerten.
O brasileiro não conseguiu defender os pontos conquistados com o título de 2002 e deve cair três posições no ranking de entradas -atualmente é o 14º.
Apesar do revés, Guga disse estar satisfeito com a campanha e a forma como atuou na Bahia.
"Consegui jogar solto e agora tenho que continuar com o mesmo espírito desta semana."
Ele até fez piadas na entrevista coletiva após a partida. "Se a quadra tivesse um centímetro a mais, uma demão a mais de tinta, eu poderia ter vencido a partida."
Kuerten chegou à Bahia depois de uma péssima temporada de quadras rápidas na América do Norte, na qual acumulou mais derrotas do que vitórias.
Antes de enfrentar Schuettler, oitavo do ranking, Guga conseguiu três vitórias fáceis na Costa do Sauípe contra adversários que estão distantes do ranking do alemão: Magnus Norman, 77º, Werner Eschauer, 96º, e o brasileiro Ricardo Mello, 173º.
A partida contra Schuettler começou bem equilibrada. O alemão conseguiu a primeira quebra do jogo e fez 4 a 2, mas Guga devolveu logo na sequência.
Schuettler venceu o saque do rival novamente no décimo game e fechou o primeiro set em 6/4.
Guga se recuperou logo no início da segunda parcial, quando quebrou o saque do alemão no primeiro game. O brasileiro obteve ainda mais uma quebra para fazer 6/2 e empatar o jogo.
O set decisivo seguiu com os jogadores confirmando seus serviços até o empate em 4 a 4.
Guga desperdiçou três oportunidades, mas conseguiu quebrar o saque de Schuettler e só precisava confirmar seu saque para garantir vaga na decisão do torneio.
Ele, porém, perdeu os três games seguintes e viu o alemão confirmar a condição de primeiro cabeça-de-chave e garantir vaga em sua segunda final no ano.
Schuettler disputa o título hoje contra o holandês Sjeng Schalken, segundo cabeça-de-chave, que ontem bateu o argentino Gaston Etlis por 6/1, 2/0 e desistência.
Em três edições do Torneio da Costa do Sauípe, será a primeira vez que o Brasil não disputa o título. Em 2001, Fernando Meligeni perdeu para o tcheco Jan Vacek; no ano passado, Guga venceu o argentino Guillermo Coria.


NA TV - Torneio da Costa do Sauípe, ao vivo, às 12h, na Sportv e no Canal 21


Texto Anterior: Banquete indigesto marca festa
Próximo Texto: Torcida abala dois jogadores e gera discórdia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.