São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO
Brasileiro precisa ampliar vantagem para segundo colocado em 4 pontos para ser campeão na Austrália
Gil de Ferran tenta o título na Austrália

ADALBERTO LEISTER FILHO
TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na temporada mais disputada dos últimos anos -faltando apenas duas corridas para o final, nove pilotos ainda podem ser campeões-, Gil de Ferran tenta, na madrugada de amanhã, igualar o feito de Emerson Fittipaldi, vencedor da Indy em 1989.
O GP da Austrália será disputado no circuito de rua de Surfers Paradise, na Austrália, a partir da 1h (horário de Brasília).
Dentre os nove candidatos ao título, Ferran é o único que pode garantir o campeonato já na etapa australiana, com uma prova de antecedência. Para os outros, resta esperar pelas 500 Milhas de Fontana (Califórnia), nos EUA, daqui a duas semanas.
Para ser campeão, o piloto da Penske precisa ampliar sua vantagem para o canadense Paul Tracy, o segundo colocado, em quatro pontos -atualmente ela é de 19.
Se Ferran vencer a prova e Tracy for o segundo, o brasileiro tem que torcer para que o rival não ganhe nenhum ponto extra.
Se confirmasse, na última madrugada, a pole position provisória do primeiro dia de treinos, Ferran já acumularia um ponto, ficando mais próximo do título.
"Temos andado bem em circuitos de rua nesta temporada. Espero que a equipe mantenha a boa performance", afirmou Ferran.
Além de Ferran, outros dois brasileiros têm chances. Roberto Moreno, que venceu sua primeira prova na categoria este ano, em Cleveland, está em terceiro lugar na temporada, com 131 pontos.
Para ser campeão, o piloto da Patrick teria que ganhar uma das duas provas que faltam. Além disso, Moreno tem que conseguir pelo menos um décimo lugar na outra corrida, contando que os dois primeiros colocados da classificação geral não marquem pontos.
Já a situação de Hélio de Castro Neves, oitavo colocado, é bem mais complicada. Ele tem 117 pontos e precisaria tirar uma diferença de 36 pontos para seu companheiro na Penske.
Ou seja, seria necessária pelo menos uma vitória e um segundo lugar, além de nenhum outro dos seis pilotos que estão à sua frente conseguir boas colocações.
"Estou ansioso. O Gil e eu ficamos entre os cinco melhores em Houston e esperamos repetir isso na Austrália", disse Castro Neves.
Além dos brasileiros e de Tracy, mais cinco pilotos têm chance de conseguir o título: os norte-americanos Michael Andretti e Jimmy Vasser, o mexicano Adrian Fernandez, o colombiano Juan Pablo Montoya -atual campeão- e o sueco Kenny Brack.


NA TV - Directv (canal 363), ESPN International e SBT, ao vivo, à 1h



Texto Anterior: MLS vê primeira final de melhores
Próximo Texto: Em vitórias, Brasil tem melhor ano na história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.