São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outros esportes foram antes para o Oriente

DA REPORTAGEM LOCAL

O esporte que se gaba de ter mais afiliados do que a ONU foi um dos últimos a levar seu principal evento para fora do Ocidente.
Os 72 anos que irão durar o tempo de espera para uma Copa do Mundo ser disputada fora do continente europeu ou do americano superam, pelas mais variadas margens, o que aconteceu com outras modalidades ou até mesmo com a Olimpíada.
Em 1956, ou 60 anos depois da sua primeira edição na era moderna, os Jogos Olímpicos foram para Austrália, onde novamente foram disputados no ano passado. Em 1964, aportaram no Japão. Em 1988, foi a vez da Coréia do Sul receber a competição.
Já o basquete foi para lugares distantes da Europa e América 24 anos apenas depois da criação de seu Mundial masculino-em 1978, nas Filipinas.
A modalidade também adotou uma diversidade étnica e religiosa de seus participantes em uma velocidade muito maior. Na edição de 1978, por exemplo, estavam na disputa a China e o Senegal.
O vôlei foi outro esporte que partiu para o Oriente muito antes do futebol. (PC)


Texto Anterior: A "batalha" que o mundo não viu: Guerra motiva os EUA em jogo decisivo
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.