São Paulo, Domingo, 14 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa desiste de pagar réveillon para participantes do Mundial

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

A Fifa recuou e não vai pagar a estada no Brasil, durante o réveil-lon, dos times estrangeiros que vão disputar o primeiro Mundial de Clubes da entidade.
A Folha apurou que a Fifa, entidade que organiza o torneio, enviou recentemente um documento aos clubes envolvidos no campeonato autorizando a chegada das delegações somente a partir do dia 2 de janeiro, três dias antes da abertura da competição.
Inicialmente, a chegada dos clubes estrangeiros ao país estava prevista pela Fifa para logo depois do Natal.
O primeiro Mundial de Clubes da Fifa será realizado de 5 a 14 de janeiro. As partidas serão disputadas no Rio e em São Paulo.
A decisão da entidade máxima do futebol mundial de ""proibir" os clubes estrangeiros de passar o réveillon no Brasil tem o objetivo de economizar os custos da competição.
Na virada do ano, os hotéis do Rio estarão cobrando diárias altas -e ainda mais altas que o normal neste ano por se tratar do réveil-lon do ano 2000.
O Hotel Intercontinental, onde se hospedarão quase todos os envolvidos no Mundial de Clubes organizado pela Fifa, está cobrando cerca de R$ 3,5 mil pelo pacote de réveillon por um quarto com duas camas de solteiro. O pacote inclui a estada de 29 de dezembro até 2 de janeiro.
Nos últimos dias, a Fifa também enviou um comunicado à direção do hotel cancelando as reservas que havia feito para o período do réveillon.
Na primeira fase do torneio, o Real Madrid, da Espanha, o Al Nassr, da Arábia Saudita, e um representante africano, ainda a ser definido, jogarão em São Paulo. O Corinthians também faz parte desse grupo.
Já o Manchester United, da Inglaterra, o Necaxa, do México, e o South Melbourne, da Austrália, terão as suas partidas realizadas no Rio na primeira etapa do campeonato. O Vasco completa o grupo carioca.

Preparação
A ""proibição" da Fifa vai atrapalhar a preparação de alguns dos participantes do Mundial.
O South Melbourne e o Necaxa já haviam manifestado o interesse de chegar ao Rio antes da virada do ano.
E, apesar da comunicação da Fifa, os dois clubes estão estudando a possibilidade de manter a programação original.
Para isso, eles terão que pagar as despesas por conta própria.
O South Melbourne deverá ser o time mais prejudicado.
Com cerca de 12 horas de fuso horário da Austrália em relação ao Brasil, o time não terá tempo suficiente para se adaptar caso chegue ao Rio no dia previsto pela Fifa, 2 de janeiro.
O Manchester United, que está desprezando o torneio, era o único do grupo do Rio que não havia definido chegar antes do réveillon ao país.
A equipe enfrenta problemas de calendário nos torneios internos em seu país, que já a fizeram até sofrer ameaças de suspensão e outras penalidades.


Texto Anterior: River coloca liderança à prova hoje
Próximo Texto: Blatter passa virada do ano no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.