UOL


São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

São Caetano e Coritiba, com 3º e 4º melhores retrospectos em seus domínios, vencem e retornam à Libertadores

Caseiros levam últimas vagas na América

DA REPORTAGEM LOCAL

Na luta pelas duas últimas vagas na América, prevaleceu o fator campo. São Caetano e Coritiba fizeram valer a vantagem de atuarem em seus estádios para conquistarem os derradeiros postos brasileiros na Taça Libertadores.
Os dois clubes se juntam a Cruzeiro, Santos e São Paulo entre os representantes do país no interclubes continental em 2004.
Desses, apenas os são-paulinos não estão entre os cinco clubes com melhor aproveitamento do torneio atuando em seus domínios. Cruzeiro e Santos, campeão e vice do Nacional, respectivamente, têm os melhores retrospectos em casa neste Brasileiro.
O time do ABC chegou a vaga na Libertadores com a terceira campanha mais eficiente atuando em seu estádio.
Com a goleada por 5 a 0 sobre o Internacional, que levou os paulistas à Libertadores, o time do técnico Tite chegou ao 16º triunfo no Anacleto Campanella, com cinco empates e só três derrotas -aproveitamento de 72,5%.
Além da eficiência atuando no ABC, o São Caetano apostou em seu sistema defensivo para disputar sua terceira Libertadores.
Nenhuma outra equipe sofreu tão poucos gols nos país desde 2001, quando o clube passou a disputar quase todos os torneios da divisão de elite.
Em jogos oficiais, o São Caetano tem média de apenas 1,01 gol sofrido no período. Neste Brasileiro, o time sofreu apenas 37 gols em 46 jogos, dez a menos que o campeão Cruzeiro.
"Foi o jogo de nossa vida. Atacamos na hora certa e depois defendemos. Nosso time tem essa cara", disse o ala esquerdo Zé Carlos, autor do primeiro gol. Os outros foram de Somália (2), Adhemar e Warley.
O Coritiba irá disputar sua segunda Libertadores na história graças, em grande parte, às boas atuações no estádio Couto Pereira. O time do técnico Bonamigo, que ontem bateu o Criciúma por 2 a 0, com gols de Marcel e Lima, obteve sua 15ª vitória em casa. Empatou cinco e perdeu quatro.
O Atlético-MG, que também venceu em casa ontem, não obteve vaga na Libertadores. A vitória por 3 a 2 sobre o Goiás só ratificou os mineiros na Sul-Americana.
Na partida, Dimba, do Goiás, chegou ao 31º gol e se isolou na artilharia do torneio. O atacante, que perdera um pênalti, marcou na etapa final dessa forma.
O Paraná venceu por 2 a 0 o Vitória, e o Figueirense bateu o Guarani pelo mesmo placar. Os times do Sul também se garantiram na Copa Sul-Americana em 2004.


Texto Anterior: Olimpíada: Nova York fará promoção em Atenas-2004
Próximo Texto: Goleada livra São Caetano do pior ataque
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.