São Paulo, Sábado, 15 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Estréia no primeiro Grand Slam de 2000 será contra Albert Portas, que venceu o único confronto direto
Kuerten pega espanhol na Austrália

da Reportagem Local

Gustavo Kuerten vai enfrentar o espanhol Albert Portas na estréia do Aberto da Austrália de tênis.
A partida poderá ser na segunda ou na terça-feira. A data será confirmada amanhã, com a divulgação da programação do primeiro evento do Grand Slam em 2000, no Flynders Park, em Melbourne.
O brasileiro é o quinto cabeça-de-chave do evento. Encerrou a última temporada como número cinco da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). A partir deste ano, o sistema de classificação foi substituído por uma corrida, semelhante ao da F-1.
Em sua primeira aparição oficial em 2000, no Torneio de Sydney, na última segunda, foi eliminado por 2 sets a 1 pelo espanhol Francisco Clavet -que fechou 99 como 37º do ranking.
Será a segunda vez que Kuerten e Portas se enfrentam. O brasileiro perdeu a primeira partida, em 1997, no Torneio de Barcelona (Espanha), por 2 a 0 (6/2 e 6/1), em saibro (terra batida). Nesta superfície, Kuerten conquistou dois títulos em 99 (Montecarlo e Roma) e sagrou-se campeão do Aberto da França, em 97.
""A situação é diferente, pois estou num outro momento e vamos jogar numa quadra rápida", disse ontem, após a definição do rival. ""Acho que tenho boas chances de passar pela estréia, mas preciso estar seguro e paciente nos golpes de fundo de quadra. O Portas costuma errar pouco", completou.
Considerado o aproveitamento de 99, o espanhol Portas passa à margem de ser um adversário temível. Terminou como 91º do ranking. O melhor resultado foi a final em San Marino -perdeu, ironicamente, para Clavet.
Se avançar até a terceira rodada, Kuerten poderá encontrar o fenômeno australiano Lleyton Hewitt, 18, responsável pela classificação de seu país para a final da Davis -a Austrália conquistou o título. Antes, na segunda rodada, o brasileiro jogaria com o vencedor de Adrian Voinea x Vicent Spadea.

Outros favoritos
Entre os cabeça-de-chave, os que têm previstos jogos mais duros na rodada de abertura são o equatoriano Nicolas Lapentti e o holandês Richard Krajicek.
Lapentti, sétimo cabeça-de-chave e que disputou junto com Kuerten a Copa do Mundo, enfrenta o ucraniano Andrei Medvedev, finalista de Roland Garros.
Krajicek, nono, pega o francês Fabrice Santoro, que hoje lidera a corrida da ATP -tem 50 pontos pelo título do Torneio de Doha.
O norte-americano Andre Agassi, último líder do antigo ranking, estréia contra o argentino Mariano Puerta. Seu compatriota Pete Sampras, contra o australiano Wayne Arthurs. E o russo Yevgeny Kafelnikov terá como adversário o alemão Jens Knippschild.


Texto Anterior: Levir Culpi estréia no São Paulo com dois jogadores rejeitados
Próximo Texto: "Brasileiros" fazem duelo na 1ª rodada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.