São Paulo, Sábado, 15 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AULA ESPECIAL
Idoso também pede água

da Reportagem Local

Os cursos de verão não esqueceram dos idosos. Turmas reservadas estão programadas para atendê-los. Natação e hidroginástica são os cursos preferidos.
"A hidroginástica é um dos cursos mais concorridos. A opção é boa porque o impacto dos exercícios na água é bem menor, diminuindo o risco de lesões", explicou Antônio Carlos da Silva, professor de educação física do centro esportivo Mané Garrincha.
Vontade e dedicação não faltam, mas alguns cuidados específicos devem ser tomados.
Segundo Kathia Tobos, médica da prefeitura, os exames médicos de pessoas acima dos 35 anos incluem ergometria.
Outra preocupação é em relação ao horário. A manhã é o período indicado para a prática de exercícios em lugares abertos.
Entretanto, muitas das opções oferecidas pelos cursos de verão não atendem a essa indicação.
Terezinha Baratella, 55, que frequenta aulas de hidroginástica às 14h, contou que anualmente faz testes cardiovasculares, mas não toma muitos cuidados com a pele. "Não podemos usar nenhum protetor", disse, sobre a norma do Centro Esportivo Mané Garrincha e mostrando um bronzeado avermelhado.


Texto Anterior: + Esporte - Pratique: Piscinas lideram ofertas dos cursos de verão em São Paulo
Próximo Texto: Motor - José Henrique Mariante: Um dois e três zeros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.