São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogadora pára em fase de decadência

da Reportagem Local

Enquanto a ala Hortência deixou as quadras por cima, com uma medalha de prata olímpica, a ala-armadora Paula encerra a carreira em um momento ruim.
O Campeonato Paulista 99-00, a última competição que disputou, não foi bom para ela, nos aspectos físico, técnico e tático.
Fisicamente, a atleta do BCN/Osasco teve uma forte gripe que a tirou de três jogos da fase classificatória. E uma contusão em um dedo da mão acabou por prejudicá-la na fase de mata-mata.
Tecnicamente, Paula fez um dos piores campeonatos dos últimos anos. Terminou com uma média de 13,3 pontos por jogo, sendo a 15ª colocada entre as cestinhas.
A pivô Karina, da Knorr/Campinas, principal cestinha, acabou com média de 29,4 pontos por jogo, seguida pela ala Janeth, da Arcor/Santo André (26,1 pontos).
No Paulista-97, pela Microcamp/Campinas, Paula terminou sendo a principal cestinha do campeonato, com a excelente média de 33,1 pontos por partida.
No ano anterior, quando a Microcamp sagrou-se campeã estadual, teve média de 32 pontos.
No Nacional-98, ainda no time campineiro, registrou 25,7 pontos por jogo, ficando atrás só da ala Janeth (Arcor/Santo André), que teve 28,9 pontos de média.
Contratada pelo BCN, Paula não participou do Paulista-98 por causa do ranqueamento da Federação Paulista, que impede várias jogadoras de alto nível de atuar pela mesma equipe. O BCN optou por Karina e Claudinha.
No Nacional-99, Karina foi dispensada e, pelo Sport (PE), foi a cestinha da competição (média de 26,8 pontos por partida). Paula, já em declínio, foi apenas a oitava colocada (média de 16,2 pontos).
A explicação da jogadora vem exatamente da parte tática.
Ela disse que quando estava em Campinas, era a "matadora" da equipe: jogava na ala e recebia a maioria das bolas, com o objetivo de arremessar -arremessando mais, também pontuava mais.
No BCN/Osasco, voltou a armar. Por isso, declarou, sua média de pontos acabou diminuindo.
O último arremesso da carreira de Paula, na semifinal do Paulista, contra a Arcor, poderia levar o jogo para a prorrogação. Mas deu aro, e o BCN acabou fora. (LC)


Texto Anterior: Basquete: Paula anuncia sua aposentadoria hoje
Próximo Texto: Hortência vê fim mais duro que o dela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.