São Paulo, sábado, 15 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Currículo de cirurgião é "estrelado'

da Reportagem Local

de Paris

Não foi à toa que a Inter de Milão escolheu o cirurgião ortopédico francês Gérard Saillant para operar, em novembro do ano passado e anteontem, Ronaldo.
Embora avesso aos holofotes, Saillant é tido como o mais tarimbado especialista em tendões do mundo e, por isso, vem tendo seus serviços solicitados por celebridades de todas as áreas.
Nascido em Montlouçon (interior da França), em 9 de março de 1945, Saillant se formou na Faculdade de Medicina de Paris e foi, de 1973 a 1977, chefe de clínica dos Hospitais de Paris.
A partir de 1993, passou a chefiar o setor de Cirurgia Ortopédica do hospital Pitié-Salpêtrière.
Diretor da Faculdade Pitié-Salpêtrière desde 1998 e com vários livros publicados, é membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Ortopédica, do Colégio Francês de Cirurgiões Ortopedistas e da European Society Of Knee Surgery and Arthroscopy. Integra a Academia de Esportes da França, é Cavaleiro da Legião da Honra da França e oficial da Ordem Nacional do Mérito.
Entre as personalidades que já operou estão jogadores da NBA, os atores Alain Delon e Gérard Depardieu e o piloto alemão Michael Schumacher.
Apesar do currículo, Saillant é desconhecido de especialistas brasileiros, que aproveitaram a ocasião para exaltar a medicina esportiva nacional. "Já participei de vários congressos sobre cirurgia de joelho e nunca encontrei esse colega. O Brasil é mais adiantado na área porque vivemos o futebol muito mais", disse o médico do Corinthians e da seleção brasileira, Joaquim Grava.


Texto Anterior: Joelho não tem seguro, mas carreira vale US$ 143 mi
Próximo Texto: Luxemburgo prevê evolução
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.