São Paulo, quinta, 15 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil goleia Croácia no Mundial júnior


das agências internacional

A seleção brasileira júnior (para jogadores de até 20 anos) goleou ontem a Croácia, por 4 a 0, pelas oitavas-de-final do Mundial da categoria, que acontece na Nigéria.
Os atacantes Ronaldo e Fernando foram os destaques do jogo.
Ronaldo marcou os dois primeiros gols brasileiros. No primeiro, aos 21min do primeiro tempo, ele fez de pênalti -o meia Matuzalém sofreu a infração. Ainda na etapa inicial, aos 45min, o jogador do Grêmio ampliou com um chute potente após jogada de Fernando.
Aos 3min do segundo tempo, Fernando praticamente consolidou a vitória, convertendo pênalti no estilo de Marcelinho (tocou fraco na bola após o salto do goleiro).
Os dois pênaltis foram cometidos pelo zagueiro Mijatovic.
Aos 23min, o meia Edu, do São Paulo, fechou o placar, após completar, com estilo, outra grande jogada de Fernando.
Com o resultado, o Brasil vai disputar uma vaga nas semifinais, no domingo, contra o Uruguai, que venceu ontem o Paraguai nos pênaltis após empate em 2 a 2.
A seleção brasileira voltou a ser apontada como favorita ao título após a vitória de ontem.
Na estréia, o Brasil perdeu por 2 a 0 da Espanha e gerou dúvidas sobre sua real capacidade. Depois, venceu com facilidade Honduras e Zâmbia (3 a 0 e 5 a 1), mas, pela fragilidade dos adversários, as vitórias não causaram grande impacto.
Ontem, o jogador brasileiro mais badalado no torneio, o atacante Ronaldo, conseguiu enfim se destacar. Com dois gols marcados, o "cover" de Ronaldinho já soma três na competição e passa a disputar agora a artilharia.
A seleção da Croácia vinha liderando a briga pelo Troféu Fair Play, oferecido pela Fifa à seleção que mais "joga limpo". Porém ontem os croatas receberam quatro cartões amarelos. O Brasil só teve um amarelo na partida.
² Lagos
O jogo entre Brasil e Uruguai vai acontecer na cidade de Lagos, onde os uruguaios enfrentaram ontem os paraguaios. A delegação uruguaia rejeitou o hotel em que ficariam hospedados, reclamando das condições dos alojamentos.
Se os uruguaios levam vantagem sobre os brasileiros por já estarem em Lagos -o Brasil atuou nas oitavas-de-final em Calabar-, estarão, em contrapartida, mais desgastados após as oitavas-de-final.
Os uruguaios jogaram uma prorrogação com os paraguaios e tiveram uma longa disputa de pênaltis -venceram por 10 a 9.
A cidade de Lagos, além do jogo entre Brasil e Uruguai, irá abrigar a final da competição, no dia 24.
Além do Brasil e do Uruguai, avançaram ontem às quartas-de-final as seleções de Nigéria e Gana. A Nigéria, seleção anfitriã do torneio, bateu a Irlanda nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Gana venceu a Costa Rica por 2 a 0.
Hoje, acontecem outras quatro partidas. A Argentina, atual bicampeã mundial, joga contra o México. A Espanha, outra favorita, pega os EUA. Portugal enfrenta o Japão. Mali e Camarões fazem um duelo africano nas oitavas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.