São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sporting é campeão após 18 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Sporting de Lisboa é campeão português após 18 anos.
A equipe goleou ontem, na última rodada do Campeonato Português, o Salgueiros por 4 a 0.
Com o resultado, a equipe do zagueiro brasileiro André Cruz chegou a 77 pontos e assegurou o título. O time terminou o torneio com quatro pontos de vantagem sobre o Porto, que perdeu ontem para o Gil Vicente por 2 a 1.
O Sporting quebra assim uma hegemonia de Porto e Benfica, que dividem os títulos em Portugal desde 1983. Na década de 90, o domínio do Porto era quase total. O time do atacante brasileiro Jardel era pentacampeão nacional e venceu oito títulos nos 90.
A vitória do Sporting começou com André Cruz, que acertou bela cobrança de falta. No intervalo, o título do Sporting já parecia garantido, pois o Porto perdia por 1 a 0 para o Gil Vicente.
No segundo tempo, o time de André Cruz e do goleiro dinamarquês Peter Schmeichel, que já poderia ter conseguido o título no clássico contra o Benfica -perdeu o jogo por 1 a 0-, ampliou o placar com Ayew e Dusher. André Cruz fechou o placar aos 44min do segundo tempo com outra perfeita cobrança de falta.
Foi o 17º título do Campeonato Português conquistado pelo Sporting -o Benfica é ainda disparado o maior vencedor do torneio, com 30 conquistas.
A melhor fase do Sporting aconteceu nos anos 50, quando o time foi tetracampeão nacional.
O Campeonato Português não era decidido na última rodada havia 14 anos. Nas últimas temporadas, o torneio vinha perdendo interesse no final com os seguidos títulos antecipados do Porto.
Torcedores do Benfica têm feito acusações de favorecimento ao Porto, que teve mais uma vez o artilheiro do torneio, o atacante brasileiro Jardel (marcou 37 gols).
O Sporting perdeu apenas três partidas nesta temporada. A equipe teve a defesa menos vazada da competição -sofreu apenas 22 gols em 34 jogos-, o que ressalta a importância de André Cruz e de Schmeichel para a conquista.
""Nós trabalhamos duro para o título. Somos campeões merecidamente", disse o técnico do Sporting, Antônio Inácio.
A segunda equipe mais popular de Lisboa já está classificada para a fase final da Copa dos Campeões. Já o Porto terá que jogar a fase preliminar do principal interclubes da Europa -Benfica e Boavista jogarão a Copa da Uefa.
Sporting e Porto terão que se enfrentar no próximo domingo na decisão da Copa de Portugal, segundo torneio mais importante do futebol português.
Em 1982, ano da conquista anterior do Sporting no Português, o time lisboeta também havia ganho a Copa de Portugal.


Texto Anterior: Futebol: Lazio conquista título sofrido na Itália
Próximo Texto: Decisão do Espanhol será na última rodada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.