São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há 50 anos
15.jun.1958

Garrincha! Pelé! Vavá! Brasil!

Nas estréias de Garrincha e Pelé na Copa do Mundo da Suécia, a seleção brasileira arrasou a URSS com dois gols de Vavá e se classificou em primeiro lugar no Grupo 4 do torneio.
Foi uma exibição de arrancar suspiros da torcida, que lotou o Nya Ullevi, em Gotemburgo.
Com uma nova formação (Garrincha entrou em lugar de Joel, Pelé substituiu Mazola e Zito entrou em lugar de Dino Sani), os brasileiros não deram chance alguma ao adversário.
A começar pelos dois primeiros minutos, quando os nossos acertaram por duas vezes a trave do portentoso Lev Yashin, o goleiro da Rússia -Garrincha, e depois Pelé, ficaram perto da abertura da contagem.
Até que Vavá, lançado por Didi, venceu a muralha negra. Atônitos, os russos não acreditavam no que estavam vendo.
E a assistência também: com dribles desconcertantes, Garrincha levou à loucura os seus marcadores, que várias vezes durante o jogo mudaram de posição para tentar frear seu ímpeto artístico. Impossível.
Fortuna do escrete que o jogador do Botafogo tenha sido escalado nesta partida. Ele entrou em lugar do titular, Joel, que continua contundido.
Já Pelé reapareceu na equipe do técnico Feola quase um mês depois de lesionar com gravidade o joelho direito. Deu consistência e classe à ofensiva nacional, mas perdeu incrível chance com o arqueiro Yashin batido.
O Brasil aguarda o vencedor do jogo-desempate País de Gales x Hungria, na terça, para conhecer seu próximo rival.
Imparável, Vavá decidiu o jogo na etapa final. Foram várias as tabelas até a marcação do segundo tento, aos 20min. Aplausos para o Brasil, minha gente!

PELA VAGA
Além de País de Gales x Hungria, outros dois jogos-desempate serão disputados nesta terça: Irlanda do Norte x Tchecoslováquia e Inglaterra x URSS. Os vencedores avançam às quartas-de-final. Se houver empate após prorrogação, ocorrerá um sorteio.

DÍVIDA PAGA
A CBD esclareceu o episódio da dívida de US$ 24 mil com a Fifa, relativa aos jogos amistosos contra Fiorentina e Inter de Milão. Segundo o órgão, cabe aos clubes italianos repassar a taxa à entidade, já que a seleção se apresentou na Itália com todas as despesas cobertas.

A PASSEIO
Os jogadores da seleção voltarão a Gotemburgo amanhã, mas agora para curtir o dia de folga. O plano dos atletas brasileiros é fazer compras e visitar um concorrido parque de diversões da cidade, ponto de encontro da juventude local.


Texto Anterior: Parquinho e loja de rádio eram atração
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.