São Paulo, quinta-feira, 15 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO

Phelps exclui 1 prova em tática para bater Spitz

DA REPORTAGEM LOCAL

Em decisão surpreendente, o fenômeno teen norte-americano Michael Phelps, 19, desistiu ontem de nadar os 200 m costas na Olimpíada de Atenas, em agosto.
Recordista mundial dos 200 m borboleta, dos 200 m medley e dos 400 m medley, ele traçou como meta para os Jogos superar, ou igualar, os sete ouros obtidos por seu compatriota Mark Spitz, então 22 anos, em Munique-72.
Na seletiva americana, encerrada ontem em Long Beach (Califórnia), Phelps cumpriu o que pretendia, obtendo índice para seis provas individuais -além das que é recordista, classificou-se nos 200 m livre e nos 100 m borboleta. Sendo escalado nos três revezamentos, teria nove chances de ir ao mais alto lugar do pódio.
Phelps justificou a desistência ao ponderar que o esforço para derrotar o compatriota Aaron Peirsol, que o superou nos 200 m costas na seletiva, poderia comprometer seu objetivo maior.
Assim, ele decidiu se dar "só" oito chances para se tornar o nadador que mais ouros amealhou em uma Olimpíada. Spitz triunfou nos 100 m e 200 m livre, nos 100 m e 200 m borboleta e nos três revezamentos (4 x 100 m livre, 4 x 100 m medley e 4 x 200 m livre).
Maior potência da natação, os EUA estarão de olho em Phelps. E também, em especial, em uma atleta: Maritza Correia, 22, primeira nadadora de origem negra do país a obter vaga olímpica -competirá nos 100 m livre.


Texto Anterior: Administração: TCU ataca desorganização de Pan
Próximo Texto: Panorâmica - Vôlei: Brasil prepara "surpresa" para 2ª fase do GP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.