São Paulo, sábado, 15 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians já ignora Nacional de 2010

Ao remontar seu elenco, diretoria planeja novo ciclo até o final da Libertadores, deixando de lado, novamente, o Brasileiro

Clube repete fórmula de buscar investidores para refazer a equipe e admite outro desmanche ao final da competição continental

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao cair para a Série B em 2007, o Corinthians transformou em questão de honra a volta à elite do futebol brasileiro. Era apenas isso. Pelo segundo ano seguido desde seu retorno, o clube deve deixar o Brasileiro da Série A de lado nos planos.
Em 2009, quando ganhou a Copa do Brasil, a diretoria considerou cumprida sua missão na temporada. Desmanchou o time com a venda de três titulares e passou a pensar no próximo ano, enquanto capenga no Brasileiro -é o 11º colocado.
E cartolas corintianos já ensaiam repetir a fórmula para a temporada de 2010, quando dão prioridade à Libertadores.
"Não estamos em crise. Passamos por um processo de transição, devidamente planejado. Faremos um novo ciclo que terá seu termo na Libertadores", explicou o vice-presidente de futebol Mário Gobbi.
Em resumo, o próximo time é pensado para durar até o final da competição continental. Como na equipe da Copa do Brasil, sua montagem é feita com investidores externos para comprar direitos de atletas.
A Turbo Sports, o Grupo Sonda e a Traffic são candidatos a novas parcerias. E qualquer outro empresário que aparecer. "Nosso endereço é rua São Jorge. Quem quiser pode procurar", disse Gobbi.
Alguns desses grupos detinham ou detêm direitos sobre atletas como André Santos, Cristian, Elias e Dentinho. Para realizar os lucros dos investidores, os jogadores têm que ser negociados ao final de competições prioritárias para o clube.
Agora, a expectativa é que fundos se envolvam em negociações como a do meia Fernandinho, do Barueri, que chegaria somente para 2010. É uma demonstração da prioridade do clube à Libertadores.
Mas o meia argentino Matías Defederico deve ser contratado só com recursos do Corinthians. Explica-se: nesse caso, o clube quer lucrar sozinho.
Responsável por remontar os times, o técnico Mano Menezes reconheceu a necessidade de estabelecer ciclos no futebol. E previu que o problema atual pode ocorrer no meio de 2010.
"Provavelmente, na metade do ano seguinte, pode se repetir. Quem atingir o objetivo vai ter problemas parecidos porque os jogadores são observados. Não é o desejado, mas tem que reiniciar", analisou Mano.
Ele reconhece que, no momento, o Corinthians não tem condições de lutar pelo Brasileiro. Disse que pensará nisso se o elenco se alterar a tempo.
Mas, para a volta de Ronaldo, ainda faltam cerca de 30 dias. Se ocorrer na segunda semana de setembro, como previsto, o torneio já estará na 24ª rodada. Para reforços, o prazo é maior.
E esse filme deve ter uma parte dois no próximo ano.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Na arena, com as feras
Próximo Texto: Time: Mano diz que deve usar novo esquema, que tem duas variações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.