UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Pouco peso
A arrecadação de alimentos na rodada do Fome Zero, nos dias 11 e 12, frustrou as expectativas do governo federal. Segundo dados preliminares, foram colhidos 5.800 kg nos 11 jogos do Brasileiro, que levaram quase 200 mil pessoas aos estádios do país.

Consolo
"Ficou aquém, mas são 5,8 t bem-vindas", afirmou André Spitz, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, um dos articuladores da iniciativa. "Mas o Fome Zero é mais que arrecadar alimentos, é um programa de inserção social. A rodada foi um gesto para o torcedor se sentir participando", disse Frei Betto, assessor especial de Lula.

Culpa de quem?
Ninguém admite publicamente, mas é consenso entre clubes e governo que a Rede Globo fez menos propaganda da rodada do que havia prometido.

Tô fora
Fritado no Ministério do Esporte, Gil Castelo Branco se antecipou e pediu a Agnelo Queiroz para deixar o cargo de secretário-executivo da pasta. A exoneração será publicada hoje no Diário Oficial da União.

Dança das cadeiras
A tendência é que Castelo Branco volte à Câmara, onde trabalhou com Queiroz antes de ir para o ministério. O chefe de gabinete Cláudio Monteiro o substituirá interinamente.

Clone
O ministro terá que se desdobrar para estar em São Paulo e em Curitiba no dia 4 de dezembro. É que ele confirmou presença em dois seminários sobre esporte: um organizado pelo Clube dos 13 e pela FPF; outro, pelo governo do Paraná.

Mais uma
O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) entrou na Procuradoria Geral da República contra a CBF. Pede apuração de suposta improbidade administrativa de Ricardo Teixeira e instauração de inquéritos civil e criminal.

Metralhadora
Na representação, o congressista, um dos mais ativos da CPI da CBF/Nike, argumenta que os borderôs são ineficazes para dar transparência ao futebol. Diz ainda que há indícios de que cartolas e funcionários da CBF sonegam Imposto de Renda.

Sede de vingança
A diretoria do Corinthians diz ter recebido com perplexidade a demissão de Júnior. E avisou que, se for consultada, dirá a clubes interessados no ex-flamenguista que ele não tem a mínima condição psicológica de dirigir um time grande.
Tremedeira
Integrantes da cúpula chegaram a dizer literalmente que Júnior "amarelou".

Conselheiro
O Corinthians ganhou um adversário na luta para ficar com Vampeta. Paulo Carneiro, presidente do Vitória, tem aconselhado seu "afilhado" a repensar sua idéia de não jogar mais no exterior. "Ele tem que se preocupar com o futuro", diz o cartola, que quer que o pentacampeão aceite proposta do Japão.

Sem consenso
Ficou para novembro a decisão dos nomes que enfrentarão Marcelo Portugal Gouvêa nas eleições presidenciais de abril. A oposição não chegou a um acordo na reunião presidida por José Augusto Bastos Neto. Mas Paulo Amaral continua sendo o favorito à indicação dos são-paulinos descontentes com Gouvêa.

Milho
O clima pesou de vez no Fluminense após a goleada histórica para o Goiás. A diretoria "confiscou" espigas de milho que seriam jogadas por torcedores nos atletas. E Romário atirou contra seu preparador físico particular, Armando Marcial. Diz que não está rendendo porque está fora de forma.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, sobre a crise no futebol brasileiro:
- Tem clube dando pizza na compra de ingresso, vendendo um e dando dois. Não é assim que vamos sair da crise.

CONTRA-ATAQUE

Um juiz muito ciumento

Motivos para desconfiar da performance de árbitros de futebol nunca faltaram. Porém os jogadores do Fernández Vial, clube da segunda divisão chilena, encontraram uma forma original de explicar a derrota de domingo para o Copiapó.
- Um jogador do nosso time roubou a namorada do árbitro. Ele entrou em campo afirmando que não ganharíamos porque ele não deixaria", afirmou o atacante Richard Zambrano.
O árbitro Francisco Caamaño, que não quis comentar as acusações, voltava a trabalhar após um ano de suspensão por ter chutado a genitália de um jogador em pleno gramado.
Paola Miranda, a ex do juiz, confirmou que a troca.
- O ciúme doentio de Caamaño foi um dos motivos que me levaram a romper nosso relacionamento.

Próximo Texto: Paula cobra autonomia e ataca elitismo do chefe
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.