São Paulo, Terça-feira, 16 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Equipe perdeu 50% dos jogos contra rivais locais desde junho de 97, mês da última vitória sobre o Palmeiras
Corinthians vive "síndrome de clássico"

PAULO COBOS
da Reportagem Local

Atual campeão brasileiro, o Corinthians, que amanhã joga pela Libertadores contra o arqui-rival Palmeiras, vem colecionando nos últimos 20 meses desempenhos ruins nos clássicos estaduais.
Depois da conquista do Campeonato Paulista em 1997, o time disputou 24 jogos contra Lusa, Palmeiras, Santos e São Paulo. Nessas partidas, perdeu 12 vezes, ou seja, em 50% do total de jogos.
Nenhum outro "grande" paulista perdeu tantos clássicos nesse período (veja quadro abaixo).
Das cinco vitórias do time em clássicos no período, quatro aconteceram na disputa do Brasileiro-98, quando o time conquistou o título da competição.
Sem elas, o Corinthians tem uma marca de apenas 6% de vitórias nos jogos com seus maiores rivais.
Mas, para os jogadores, o problema corintiano está fora do alcance deles. "Estamos dando azar nos clássicos. Mas o Corinthians não perde dois seguidos", diz o meia-atacante Marcelinho, equivocadamente -em 97, o time perdeu dois clássicos seguidos; em 98, outros dois; e, neste ano, vem de derrotas para o São Paulo e o Palmeiras.
""Está faltando sorte para a gente. Contra o São Paulo, dominamos o jogo, e eles marcaram os gols", afirma o lateral-direito Índio.
Contra o Palmeiras, aliás, o retrospecto recente é mais negativo -nenhuma vitória nos últimos 20 meses. Foram ao todo oito jogos, com quatro vitórias palmeirenses e quatro empates. Além de amanhã, os dois times podem se enfrentar mais 16 vezes em 99 (entre Libertadores, Paulista, Copa do Brasil, Brasileiro e Mercosul).

Cirurgia e sondagem
O zagueiro Batata foi operado ontem à tarde no Hospital São Luiz, pelo médico do clube, Joaquim Grava. No domingo, contra o São Paulo, o atleta sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles.
Ele deve ficar afastado do time por até quatro meses. Para cobrir sua vaga, o Corinthians pode contratar outro jogador -até o nome de Márcio Santos, que está afastado do São Paulo, foi ventilado.
""Estamos analisando o assunto. Temos também a solução caseira de promover o André Santos, que está nos aspirantes", diz o técnico Evaristo de Macedo.
Por seu lado, Wolfgang Dremmler, chefe dos observadores do Bayern de Munique, esteve ontem no treino do Parque São Jorge. Seu objetivo era analisar um treino do atacante Fernando, que interessa ao clube alemão. O jogador, como os outros titulares na derrota de anteontem para o São Paulo, não treinou. Amanhã, ele verá Fernando jogar no Morumbi.


Colaborou Rodrigo Bertolotto, da Reportagem Local


Texto Anterior: Ronaldinho fica fora de treino da Inter
Próximo Texto: Time tem declínio contra rivais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.