São Paulo, Terça-feira, 16 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Agora 17º do mundo, brasileiro assegura posto de cabeça-de-série em torneio dos EUA
Ascensão favorece Kuerten no Lipton


da Reportagem Local

A chegada às semifinais do torneio de Indian Wells, na semana passada, fez Gustavo Kuerten ascender da 22ª para a 17ª posição no ranking divulgado ontem pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Com esse novo posto, ele assegurou a 16ª e última cabeça-de-série no Torneio Lipton, que começa na quinta-feira.
O brasileiro foi beneficiado pela ausência do norte-americano Todd Martin (10º), que desistiu da disputa por contusão. Os 17 primeiros do ranking estavam inscritos para o evento, o quinto mais importante do tênis -só perde para os quatro do Grand Slam. São 128 jogadores na chave principal da competição, que distribui US$ 2,45 milhões em prêmios.
A vantagem de ser cabeça-de-série é não precisar jogar a primeira rodada e ainda estrear contra adversários considerados mais fracos. Em 98, então 11º do mundo -e décimo cabeça-de-série-, Gustavo Kuerten chegou às quartas-de-final, quando foi derrotado pelo inglês Tim Henman.
É a segunda vez neste ano que o catarinense -que em 97 chegou a figurar como oitavo do mundo- aparece entre os 20 primeiros.
A lista divulgada ontem pela ATP também confirmou Carlos Moyá, 22, como o primeiro espanhol no topo, desde que o ranking foi instituído, em 73. Moyá tomou o lugar de Pete Sampras, dos EUA, ao vencer, no sábado, em Indian Wells, justamente o brasileiro.
O torneio Lipton, em Key Biscayne (Flórida), será o último de Kuerten em quadras rápidas até a metade do ano. Terminada a participação, ele se junta à equipe brasileira que enfrenta a Espanha pela Copa Davis (leia texto abaixo).
""Gosto de jogar aqui. E os jogos que ganhei em Indian Wells me deram mais confiança", disse o brasileiro, que ontem treinou no Crandon Park, sede do Lipton.
Seu primeiro torneio no saibro (terra batida), sua especialidade, já valendo pontos pela ATP, será em Estoril (Portugal), de 5 a11 de abril.


Texto Anterior: Equipe muda seu projeto
Próximo Texto: Jogadores se preparam para convocação da Davis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.