|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MOTOR
O dia em que Senna socou Irvine
FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL
Senna aborda Irvine: "Que
merda você estava fazendo?".
"Correndo, disputando uma
corrida", responde o irlandês.
"Correndo? E você já ouviu falar da regra que manda os retardatários abrirem para os líderes?"
"É claro que sim. Mas se você
não era rápido o bastante..."
"Eu te ultrapassei! E você escapou da pista três vezes na minha
frente, sempre no mesmo lugar,
onde tinha óleo. Parecia um idiota. E passou três voltas jogando
brita na minha cara. Quando
cheguei, você sabia que era retardatário. E quando me aproximei
do Damon [Hill], você deveria ter
continuado atrás de mim. Você
quase me tirou da corrida!"
"Você acha que eu te coloquei
em risco?", lança o novato. "Eu
encostei em você? Eu te toquei?"
"Não, mas por um pouco assim.
E, um detalhe, eu era o líder da
merda da corrida!", grita Senna.
"Esse pouquinho e uma milha
de distância são a mesma coisa."
"Ah, é? Então espera até a Austrália. Espera... Espera pra ver o
papo que você vai ter com os comissários", ameaça o brasileiro.
"Ei, eu só estava lá correndo,
tentando dar o melhor de mim."
"Sei que você queria mostrar
serviço, já passei por isso. Mas você era retardatário..."
Irvine interrompe Senna: "Eu
teria continuado atrás se você tivesse ultrapassado o Hill".
"Entenda, você tem que deixar
o líder ficar na frente. E você também quase acertou o Hill..."
Irvine corta novamente, agora
gritando: "Eu estava correndo!".
"Não, você estava dirigindo como um idiota. Você não é um piloto. É um idiota", berra Senna.
"Pode falar, pode falar... Mas
você estava no lugar errado na
hora errada! Eu estava disputando posição com o Hill."
"Sério? Então deixa eu te ensinar uma coisa. Quem tem prioridade? O líder ou o retardatário?"
"O líder. Mas você estava muito
lento e eu tive que te passar para
ir atrás do Hill", responde Irvine.
"Ah... Eu estava lento? Então
como eu dei uma volta em você?"
"Foi por causa da chuva. Com
slicks você era mais rápido, mas
com pneus de chuva, não."
"Sério? Mas eu tinha pneus de
chuva quando te ultrapassei."
"Eu não lembro disso. Na verdade, não lembro da corrida."
"Isso, você não consegue nem
lembrar. Tome cuidado, garoto."
"Vou ter. Vou cuidar de você."
"Você não vai ter problemas só
comigo. Mas também com a FIA e
com os outros pilotos."
"Ah, é? Então tá. Te vejo por aí."
Senna dá as costas, mas volta e
desfere um soco no estreante.
![](http://www1.folha.uol.com.br/fsp/images/ep.gif)
Irvine e Hill lutavam pelo quinto lugar no GP do Japão de 93
quando Senna chegou para dar
uma volta nos dois. Sofreu para
passar o irlandês e, quando conseguiu, levou o troco. Daí sua
bronca.
O "diálogo" foi gravado após a
corrida e foi revelado pela "F1 Racing". Mostra como um estreante
pode ser atrevido e, mais importante, revela muito sobre a personalidade de Senna, que alguns
gostam de pintar como santo.
Ele não era. E se fosse, não teria
conquistado o que conquistou.
Porque F-1 também é isso aí.
Conquista
Bia Figueiredo, 20, fez história em Campo Grande: tornou-se a primeira mulher a vencer na F-Renault, que promove outros sete campeonatos no mundo. Ela corre desde os oito e, é claro, mira a F-1.
Alívio
A BAR parece ter resolvido o problema aerodinâmico. Depois do
Bahrein, bateu recordes em Barcelona e Paul Ricard. Sim, Gil chegou
ao lugar certo na hora certa.
Emoção
O que qualquer categoria precisa? Simples: duelos sensacionais como Rossi x Gibernau em Jerez. Acho que vou começar a torcer para
que Pedro de la Rosa corra de novo em Imola...
E-mail: fseixas@folhasp.com.br
Texto Anterior: Por foguetes, Uefa pune Inter com 4 jogos sem fãs e multa recorde Próximo Texto: Futebol - José Geraldo Couto: As palavras e as coisas Índice
|