São Paulo, sábado, 16 de abril de 2005

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MOTOR

O dia em que Senna socou Irvine

FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Senna aborda Irvine: "Que merda você estava fazendo?".
"Correndo, disputando uma corrida", responde o irlandês.
"Correndo? E você já ouviu falar da regra que manda os retardatários abrirem para os líderes?"
"É claro que sim. Mas se você não era rápido o bastante..."
"Eu te ultrapassei! E você escapou da pista três vezes na minha frente, sempre no mesmo lugar, onde tinha óleo. Parecia um idiota. E passou três voltas jogando brita na minha cara. Quando cheguei, você sabia que era retardatário. E quando me aproximei do Damon [Hill], você deveria ter continuado atrás de mim. Você quase me tirou da corrida!"
"Você acha que eu te coloquei em risco?", lança o novato. "Eu encostei em você? Eu te toquei?"
"Não, mas por um pouco assim. E, um detalhe, eu era o líder da merda da corrida!", grita Senna.
"Esse pouquinho e uma milha de distância são a mesma coisa."
"Ah, é? Então espera até a Austrália. Espera... Espera pra ver o papo que você vai ter com os comissários", ameaça o brasileiro.
"Ei, eu só estava lá correndo, tentando dar o melhor de mim."
"Sei que você queria mostrar serviço, já passei por isso. Mas você era retardatário..."
Irvine interrompe Senna: "Eu teria continuado atrás se você tivesse ultrapassado o Hill".
"Entenda, você tem que deixar o líder ficar na frente. E você também quase acertou o Hill..."
Irvine corta novamente, agora gritando: "Eu estava correndo!".
"Não, você estava dirigindo como um idiota. Você não é um piloto. É um idiota", berra Senna.
"Pode falar, pode falar... Mas você estava no lugar errado na hora errada! Eu estava disputando posição com o Hill."
"Sério? Então deixa eu te ensinar uma coisa. Quem tem prioridade? O líder ou o retardatário?"
"O líder. Mas você estava muito lento e eu tive que te passar para ir atrás do Hill", responde Irvine.
"Ah... Eu estava lento? Então como eu dei uma volta em você?"
"Foi por causa da chuva. Com slicks você era mais rápido, mas com pneus de chuva, não."
"Sério? Mas eu tinha pneus de chuva quando te ultrapassei."
"Eu não lembro disso. Na verdade, não lembro da corrida."
"Isso, você não consegue nem lembrar. Tome cuidado, garoto."
"Vou ter. Vou cuidar de você."
"Você não vai ter problemas só comigo. Mas também com a FIA e com os outros pilotos."
"Ah, é? Então tá. Te vejo por aí."
Senna dá as costas, mas volta e desfere um soco no estreante.

 

Irvine e Hill lutavam pelo quinto lugar no GP do Japão de 93 quando Senna chegou para dar uma volta nos dois. Sofreu para passar o irlandês e, quando conseguiu, levou o troco. Daí sua bronca.
O "diálogo" foi gravado após a corrida e foi revelado pela "F1 Racing". Mostra como um estreante pode ser atrevido e, mais importante, revela muito sobre a personalidade de Senna, que alguns gostam de pintar como santo.
Ele não era. E se fosse, não teria conquistado o que conquistou. Porque F-1 também é isso aí.

Conquista
Bia Figueiredo, 20, fez história em Campo Grande: tornou-se a primeira mulher a vencer na F-Renault, que promove outros sete campeonatos no mundo. Ela corre desde os oito e, é claro, mira a F-1.

Alívio
A BAR parece ter resolvido o problema aerodinâmico. Depois do Bahrein, bateu recordes em Barcelona e Paul Ricard. Sim, Gil chegou ao lugar certo na hora certa.

Emoção
O que qualquer categoria precisa? Simples: duelos sensacionais como Rossi x Gibernau em Jerez. Acho que vou começar a torcer para que Pedro de la Rosa corra de novo em Imola...

E-mail: fseixas@folhasp.com.br

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