São Paulo, domingo, 16 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infra-estrutura européia embala a África do Sul

DA REPORTAGEM LOCAL

A África do Sul bateu com alguma facilidade seus concorrentes a sede da Copa de 2010 por causa de uma infra-estrutura que é comparável à de muitos países europeus.
Segundo o informe dos inspetores que visitaram todos os países candidatos, os sul-africanos possuem uma ""excelente" infra-estrutura. O forte apoio do governo foi peça-chave para o sucesso do projeto.
Estão previstos 13 estádios para a Copa, sendo que três já estão praticamente prontos. Cinco já existem e precisam apenas ser renovados. Em 1996, o país já recebeu com sucesso a Copa da África, torneio vencido pelos anfitriões, aliás.
A estrutura hoteleira também foi um ponto bastante positivo para a África do Sul. O Egito, por exemplo, apenas tem hotéis de nível, segundo os inspetores, na capital (Cairo).
A Fifa entende que o Mundial irá contribuir para uma harmonia maior entre os grupos étnicos na África do Sul. Os vários atrativos culturais e turísticos do país também pesaram favoravelmente, segundo a entidade que rege o futebol.
O entusiasmo dos sul-africanos com o torneio é outro fator que ajudou na disputa. Desde 1992, quando o país retornou ao cenário esportivo internacional, torcedores locais têm se mostrado bastante animados.
Algumas questões deverão ser revisadas pelos organizadores da Copa de 2010, no entanto. O sistema de ingressos e os valores destinados para a competição deixaram, por exemplo, dúvidas nos inspetores.
O principal ponto fraco a ser atacado, porém, é a segurança. A Fifa já destacou que alguns lugares do país devem ser ""evitados" por pessoas que forem acompanhar a Copa. Os organizadores, contudo, garantem que serão tomadas medidas para controlar o problema durante a disputa do Mundial.
Além da criminalidade, um fator que precisará ser trabalhado refere-se à distância da África do Sul para quase todos os países que deverão jogar a Copa. Como aconteceu na Ásia, teme-se que muitos torcedores se intimidem com a longa viagem até lá. (RBU)


Texto Anterior: Escolha premia ação pioneira nos bastidores
Próximo Texto: Saiba mais: Região ganha quatro vagas na Copa em 20 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.