São Paulo, sábado, 16 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manchester faz, na liga mais forte, monopólio

Dentre os principais campeonatos nacionais, só Portugal vê reinado parecido

Equipe treinada por Alex Ferguson pode ganhar hoje seu 11º título da badalada Premier League e se igualar ao Liverpool, com 18 taças


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Há um pensamento geral hoje de que a liga inglesa é o campeonato nacional mais forte e badalado do planeta. Muitos times fortes, muitos jogadores, treinadores e investidores estrangeiros. Mas essa disputa na verdade é um dos maiores monopólios futebolísticos atuais.
A Premier League, como é chamado o Campeonato Inglês desde a temporada 1992/1993, quando entrou em sua fase moderna e turbinada, já viu dez vezes o Manchester United ser campeão. Com um empate hoje em casa contra o Arsenal, o time de Alex Ferguson não só selará mais um tricampeonato como igualará o Liverpool em taças (18) na história do Inglês.
Seria o segundo tri dos ""Diabos Vermelhos", primeiro time a conseguir duas vezes três títulos consecutivos na terra da rainha. Nessa era moderna, o Liverpool, histórico rei de troféus na Inglaterra, não ganhou título -está na fila desde 1990.
Faltando duas rodadas para terminar o campeonato e a seis pontos do Manchester United, o clube da terra dos Beatles e do Titanic já se conforma com a hegemonia rival, que dá inveja a outros reinados mundo afora.
De 1993 para cá, a Itália viu no máximo um time ser campeão cinco vezes (casos de Milan e Juventus). Na Espanha, o Barcelona deve ganhar amanhã seu sétimo troféu do Espanhol nesse período. Apenas em ligas medianas (como a de Portugal) ou com torneios com Apertura e Clausura (como o Argentino) é possível ver na elite do futebol reinado como o do Manchester.
Nem nas demais ligas do Reino Unido, normalmente com poucos candidatos ao título, há uma hegemonia como a imposta pelo atual campeão europeu.
Os times ingleses têm conseguido grande sucesso internacional nas últimas temporadas -fizeram uma inédita final inglesa na Copa dos Campeões passada-, mas apenas seis vezes a Premier League não coroou o Manchester United, que luta com o Real Madrid pelo posto de clube mais milionário.
Nesta temporada, o time de Cristiano Ronaldo já ganhou o Mundial de Clubes, a Copa da Liga da Inglaterra e a Supercopa da Inglaterra. Não ficou com os troféus da Supercopa da Europa e da Copa da Inglaterra, mas pode ainda faturar a cobiçada Copa dos Campeões -decide no dia 27 de maio, em Roma, o torneio com o Barcelona.
No cargo de técnico do Manchester United desde 1986, Alex Ferguson conduziu o clube ao trono do futebol inglês. E hoje deve pegar de vez a coroa no país contra o Arsenal de Arsène Wenger, segundo técnico há mais tempo no posto na Inglaterra (desde 1996) e homem que conseguiu triunfar três vezes no Inglês desde então.
""Eles [Arsenal] vão querer mostrar suas qualidades no dia que todos esperam que o Manchester United conquiste o título. São uma ameaça", falou o escocês Ferguson, que só celebrou título da liga em casa em 1999. ""Só fizemos isso [ser campeão em casa] uma vez em dez. Seria legal para a torcida."


NA TV - Manc. United x Arsenal
ESPN Brasil e TV Esporte Interativo, ao vivo, às 8h45



Texto Anterior: São Paulo: Muricy prevê dificuldade com os desfalques
Próximo Texto: Espanha e Itália podem conhecer campeões hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.