UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

BASQUETE

Ao cortar Helinho, técnico muda metade do time que foi 8º no Mundial

Lula reforça renovação na seleção

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção masculina que disputará o Sul-Americano, a partir de terça, será bem diferente da que ficou em oitavo lugar no Mundial-02. Apostando na renovação da equipe que ficou em oitavo lugar em Indianápolis, o técnico Lula trocou metade daquele elenco.
Só Demétrius, Alex, Guilherme, Marcelinho, Tiago Splitter e Anderson, que ainda é dúvida na equipe que viajará ao Uruguai, sobreviveram aos cortes do técnico.
Anderson (Barcelona) ganhou folga após o fim da temporada européia. Caso não tenha condições de atuar, dará lugar a Murilo.
O treinador não contaria com Baby, suspenso por doping, e já abrira mão de Rogério, 32, Vanderlei, 30, e Sandro, 31. Depois, cortou outro jogador do grupo de 2002, Helinho, filho de Hélio Rubens, ex-treinador da seleção.
"Por circunstâncias, não contei com todos os atletas que gostaria. Mas, mesmo os mais novos, como o Tiago Splitter, já têm boa rodagem internacional", diz Lula.
O grupo estará desfalcado de Leandrinho, outro que jogou o Mundial, e Nenê no torneio do Uruguai e no Pan. Os dois, que estão na NBA, só se integrarão ao time no Pré-Olímpico de Porto Rico, quando o Brasil tentará uma vaga para os Jogos de Atenas-04.
Além deles, a equipe perdeu seus pivôs mais experientes, Luis Fernando e Estevam, por causa de lesões. Até o novato Lucas, 20, uma das apostas de Lula, que fraturou um dedo do pé, ficou fora.
O time do Pré-Olímpico deve contar com só dois atletas que jogaram o torneio de 1999, quando o Brasil ficou fora dos Jogos de Sydney: Marcelinho e Demétrius.
A pouca experiência não abala o técnico. "O primeiro passo para conseguir algo é acreditar. Você é do tamanho do seu sonho. E acreditamos na vaga", afirma Lula.
O time faz amistoso hoje, com a Venezuela, em São Paulo. Ontem, no Rio, bateu o rival (95 a 72).


NA TV - Brasil x Venezuela, Sportv, ao vivo, às 20h30


Texto Anterior: Vôlei: Idéia da TV, desfile reúne 50 mil em SP
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.