São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRIATLO

Pódio desperta crise entre brasileiros

Após bronze de Juraci Moreira, atletas se queixam da falta de trabalho em equipe e criticam confederação

RODRIGO MATTOS
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A medalha de bronze de Juraci Moreira, no triatlo do Pan, desencadeou troca de farpas entre atletas e dirigentes, e pôs em questão a organização do esporte. A falta de trabalho de equipe brasileira, ao contrário de americanos e canadenses, foi apontada como problema.
Juraci obteve o resultado na prova na praia de Copacabana, ao ficar atrás do americano Andy Potts (ouro) e do canadense Brent Mcmahon (prata). No feminino, o Brasil não ganhou medalhas: Mariana Ohata ficou em sexto lugar. "Se houvesse um trabalho de equipe, o Brasil teria resultados melhores. Perdi a prata no jogo dos canadenses", contou Juraci.
No meio do ciclismo, dois canadenses dispararam em clara estratégia de equipe. Sozinho, Juraci tinha que acompanhar arrancadas de atletas de outros países no pelotão de trás, o que o desgastou. Recuperou-se na corrida para ficar em terceiro.
O diagnóstico foi confirmado por outros atletas brasileiros. "Ninguém trabalha junto, principalmente o Virgílio, que não ajuda", disse Antônio Marcos. "Tudo tem um preço", disse Virgílio de Castilho, questionado o sacrifício pelo colega.
O problema repetiu-se no feminino. As americanas dispararam juntas e levaram ouro e prata. "O que mais temia era o trabalho de equipe delas", contou Mariana Ohata, que defendeu o individualismo da equipe brasileira. A canadense Lauren Groves foi terceira.
Na confederação brasileira, o trabalho em equipe é defendido, e os novos atletas são treinados nesse sentido.
"O desenvolvimento do esporte aponta nesta direção", explicou o coordenador técnico da entidade, Sérgio Barros.
O medalhista Juraci criticou a confederação pelo pouco apoio a viagens e treinamentos no exterior. "Parece que querem nos aposentar." Barros rebateu lembrando que ele fez treinos nos EUA para o Pan. "Fazemos o que o dinheiro dá."
As três norte-americanas, inclusive a que ficou sem medalha, comemoram juntas.


Texto Anterior: Ciclismo: Clã Fernandes festeja nova medalha em Pan
Próximo Texto: Madri descarta apoio ao Rio por 2016
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.