São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Madri descarta apoio ao Rio por 2016

Conselheira do comitê espanhol diz "não haver chance" de cidade desistir de sediar os Jogos Olímpicos

DO ENVIADO AO RIO

A espanhola Mercedes Coghen, conselheira-delegada do comitê de candidatura de Madri para a Olimpíada de 2016, refutou, em visita ao Pan, qualquer intenção ou acerto com o Rio para desistir de sua candidatura em favor dos cariocas.
""Não há nenhuma chance de desistirmos", disse à Folha Coghen em relação à sugestão do presidente da Odepa, Mario Vázquez Raña, de uma das duas cidades desistir para apoiar a outra, já que ambas representam os latinos.
Questionada sobre as declarações do prefeito do Rio, Cesar Maia, feitas em encontro com o prefeito de Chicago na semana passada, sobre já haver ""contatos políticos e diplomáticos" com Madri nesse sentido, a campeã olímpica de hóquei em 1992 não deixou margem para dúvidas. "Não sei o que ele disse. Mas, da parte da Espanha, posso garantir que não há nada."
""O [ex-presidente do COI Juan Antonio] Samaranch já negou que tenha apoiado a candidatura do Rio. Disse que suas palavras foram mal interpretadas. A Espanha é a sua terra."
Um dos argumentos adotados por Cesar Maia para defender as possibilidades de o Brasil receber uma edição dos Jogos, a do ano 2016, é o suposto rodízio entre os continentes. Para ele, será ""muito difícil" que a Europa receba três entre quatro Olimpíadas.
""Visitamos [o presidente do COI, Jacques] Rogge antes de apresentar nossa disposição em receber os Jogos. Recebemos uma resposta afirmativa do COI, e o nosso governo também está de acordo", aponta Coghen, ao comemorar o apoio de 92% dos espanhóis.
Entre as vantagens apontadas por Madri estão a tecnologia e o know-how para receber os Jogos, atletas de nível, melhoria da infra-estrutura e apoio de todas as esferas do governo. No Brasil, o governo federal espera o fim do Pan, cujo orçamento com dinheiro público sofreu uma explosão e que poucos investimentos privados atraiu, para se manifestar. (EDUARDO OHATA)


Texto Anterior: Triatlo: Pódio desperta crise entre brasileiros
Próximo Texto: Medalhistas do Pan ainda não têm presença certa nos Jogos Olímpicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.