UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Times com estrelas da liga não irão à Olimpíada

"Estrangeiros" da NBA falham nos classificatórios para Atenas-04

DA REPORTAGEM LOCAL

Atletas "estrangeiros" que brilham na NBA não foram capazes de ganhar uma vaga para seus países para Atenas-04 nos classificatórios da América e da Europa.
A lista inclui nomes famosos ou ascendentes do basquete profissional norte-americano, como o alemão Dirk Nowitzki, o canadense Steve Nash, os turcos Hedo Turkuglu e Mehmet Okur, o francês Tony Parker, o russo Andrei Kirilenko e o brasileiro Nenê.
No torneio europeu, a Iugoslávia de Predrag Stojakovic, do Sacramento Kings, não conseguiu nem chegar às semifinais. O desastre só não foi maior porque o país, atual campeão mundial, já estava assegurado em Atenas.
Das três vagas do Pré-Olímpico europeu, encerrado anteontem, duas ficaram com seleções sem atletas da NBA e que prezam o ataque solidário: Lituânia e Itália.
Os lituanos não emplacaram nenhum jogador entre os oito maiores pontuadores. No time italiano, a média de pontos do cestinha -o armador Bulleri- foi de apenas 11,7 por partida.
Já a concorrência concentrou o ataque nos astros da NBA. Os seis principais anotadores foram atletas da liga norte-americana, mas o único que conseguiu a vaga olímpica foi o espanhol Pau Gasol.
Atoladas, as estrelas da NBA também erraram muito. Ocuparam os quatro primeiros postos no ranking de "turnovers".
Mesmo entre quem conseguiu classificação, o nível não foi dos melhores. O argentino Emanuel Ginóbili, campeão pelo San Antonio Spurs, não repetiu o desempenho do Mundial-02 no Pré-Olímpico, quando seu time foi massacrado na decisão contra os EUA.


Texto Anterior: Natação: Suspensa por dois anos, brasileira obtém liminar para nadar no país
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.