UOL


São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terceirização desponta como saída de atoleiro para clubes de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos anos 90, a co-gestão ditou os rumos do futebol de muitos clubes. Algumas parcerias, como Palmeiras-Parmalat e Corinthians-HMTF, foram celebradas com títulos e prestígio. Mas a maior parte delas minguou, e a nova onda é a transferência total do departamento de futebol.
Muitos clubes viram nela a solução para a crise. Em troca do pagamento de dívidas e salários atrasados, cedem estrutura e atletas e recebem porcentagem sobre as receitas -às vezes nem isso.
O último a anunciar acordo nesses moldes foi a Lusa. Atolado em dificuldades financeiras, o clube passou a administração do futebol para a Ability Sports, empresa do agente Fifa Frederico Souza.
A partir de agora, é ele quem vai pagar salários, decidir quem vai ser o técnico, quais vão ser os atletas e vender o patrocínio da camisa. Pelo acordo, o time poderá ficar com a cota do Paulista-04 e a do Clube dos 13 para saldar dívidas -a cada jogador vendido, a Ability recebe 70%, e a Lusa, 30%.
"Foi a única saída. O futebol dá prejuízo de R$ 300 mil por mês, e a Portuguesa não poderia mais arcar com isso", diz o presidente Joaquim Alves Heleno.
Já o União Barbarense, que tem déficit de R$ 250 mil mensais com o futebol, fechou parceria com o banco suíço UB Corporation, que levou atletas do time para testes em clubes da Suíça -a cada negociação, o União fica com 15%.
Já a Inter de Limeira fechou contrato de cinco anos com a RI Sports Brazil, braço esportivo da gigante de autopeças italiana -o clube recebe entre 10% e 15% do valor da cada transação.
Outros times preparam a mesma estratégia: São José, que negocia com um grupo de empresários, Rio Branco, que tenta transferir o futebol para um grupo coreano, e Mogi Mirim, que quer firmar parceria com Raí.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Meta de empresas é negociar e gerenciar atletas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.