São Paulo, domingo, 17 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Argumento da entidade para contrariar tendência mundial em relação à discriminação é não deixar tema ser esquecido

FPF espera 2006 para agir contra racismo

LUÍS FERRARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Federação Paulista de Futebol lançará uma campanha contra o racismo no futebol. Mas não aproveitará o último dia do Estadual para fazê-lo. Em vez de dar início à iniciativa hoje, a entidade prefere começar a promover oficialmente o combate à discriminação racial só em 2006.
"Temos o projeto de iniciar uma campanha oficial antes do início do Paulista do ano que vem", afirmou à Folha Marco Polo Del Nero, presidente da FPF.
Ele disse que, na reta final do Estadual, a entidade vai se limitar a apoiar atos promovidos por outros órgãos. "A FPF respalda qualquer campanha. Autorizamos entidades a entrar nos gramados com faixas contra o racismo domingo [hoje]", afirmou.
A opção de não aproveitar o debate sobre o tema e iniciar a campanha já é considerada a melhor estratégia, segundo o dirigente.
"No Brasil, é comum temas relevantes caírem no esquecimento. A partir de uma sugestão do departamento de marketing, optamos por deixar nossa campanha para 2006", explicou Del Nero.
Ele acredita que será o momento mais adequado, porque os Estaduais tradicionalmente são disputados no início da temporada.
Esperar oito meses para adotar uma estratégia oficial de combate ao racismo no futebol é uma medida oposta à tendência mundial.
Na Europa, a Uefa deu início a uma campanha de repúdio à discriminação tão logo foram verificados comportamentos intolerantes de torcedores -como o verificado ontem, quando a torcida do Atlético de Madri atirou uma banana no camaronês Kameni, goleiro do Espanyol.
Sensibilizada pelo problema, a Fifa encampou a medida e levou o debate para a esfera mundial.
Na América do Sul, a reação ao racismo também foi imediata. No dia em que Desábato foi posto em liberdade (anteontem), a Conmebol revelou à Folha que o combate ao racismo será objeto de uma reunião de seu Comitê Executivo.

Texto Anterior: Verde e amarelo: "Racismo se combate com polícia"
Próximo Texto: Em casa, Desábato busca isolamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.