São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Soou o alarme", afirma Leão

DA REPORTAGEM LOCAL

E FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um dos responsáveis pela queda do Brasil no ranking da Fifa, o técnico da seleção, Emerson Leão, cobrou condições de trabalho para que a sua equipe retome o topo.
"Precisamos partir para novas conquistas para recuperar o primeiro lugar. Para que isso se torne possível, temos que ter condições. Falo de maneira geral: dirigentes, técnicos, jogadores, comissões técnicas, imprensa. Estamos todos no mesmo barco", afirmou o técnico, em comunicado divulgado pela CBF.
Na nota, Leão também admitiu os méritos do atual primeiro colocado. "Temos que reconhecer que a França tem alcançado bons resultados e que fez por merecer esta ascensão. Para nós, do Brasil, temos que nos conscientizar que soou o alarme da necessidade", disse o treinador, que assumiu o cargo em outubro, substituindo Wanderley Luxemburgo.
Na gestão de Leão, o Brasil já fez cinco partidas: obteve duas vitórias, dois empates e uma derrota. Após a derrota para o Equador em Quito, o Brasil já quebrara seu recorde negativo no ranking da Fifa. Ainda era o primeiro, mas com a pior pontuação desde que o ranking adotou seu sistema atual, em janeiro de 1999 (807 pontos).
O coordenador técnico da seleção brasileira, Antônio Lopes, disse considerar que a França é a melhor do mundo no momento. "Não tem contestação."
Lopes disse, porém, que acredita que o Brasil ainda tem chances de alterar a situação este ano, pois ainda disputa três torneios: a Copa das Confederações, as eliminatórias e a Copa América.
O ex-lateral Branco, campeão mundial em 1994, disse considerar triste a seleção brasileira fora do topo do ranking, mas que já era uma situação esperada, pois "a equipe não vem jogando bem".
Uma das críticas mais curiosas partiu do lateral-esquerdo Roberto Carlos, do Real Madrid, ex-astro da seleção. Na contramão dos outros críticos, ele não culpou o time nacional, mas a Fifa, pelo fato de o Brasil ter perdido o primeiro lugar no ranking.


Texto Anterior: Mudança ajuda a promover torneio asiático
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.