São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Dos oito classificados aos mata-matas do masculino, que começam hoje, apenas o time carioca já foi campeão

Novatos buscam deter Vasco no Nacional

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sete times buscam, pela primeira vez, a conquista do título do Nacional masculino, cujos mata-matas começam hoje, com dois jogos. O Vasco é a única equipe que já ergueu a taça do torneio e permanece na competição.
Tilibra-Copimax/Bauru, Unit/ Uberlândia, COC/Ribeirão Preto, Flamengo, Uniara, Fluminense e Universo-Minas buscam atingir o feito inédito. A última vez que sete "novatos" chegaram aos mata-matas, há dois anos, houve uma final inédita -Vasco x Flamengo-, com o time de São Januário conquistando seu primeiro título.
"Veremos séries muito equilibradas. Qualquer resultado é possível. Ninguém vai poder dizer que houve surpresa", afirmou Hélio Rubens, técnico do Vasco.
Atual bicampeão nacional, a equipe de São Januário chega às quartas-de-final, para enfrentar o Fluminense, bastante desgastada. O primeiro jogo será amanhã.
O time, que conta com poucas opções para revezamento, disputou a primeira fase do Nacional simultaneamente com a Liga Sul-Americana -acabou vice-campeão do torneio interclubes.
O problema complicou-se com a saída de Nenê, no final de março. O pivô, que tentará a sorte no draft da NBA, deixou o clube às escondidas. "Um atleta como ele, que pegava 14 rebotes por jogo, faz falta", admite Hélio Rubens.
Se não bastasse isso, o treinador está com dois jogadores enfrentando lesões no joelho: o ala Chuí, 38, e o pivô Mingão, 39. "Eles vão jogar, mas vou tentar poupá-los ao máximo", disse o técnico.
O desgaste fez com que o Vasco, que mantinha boa regularidade, perdesse partidas decisivas nas últimas rodadas. Isso ajudou o Bauru a assumir a liderança da fase de classificação. A equipe do técnico Guerrinha agora enfrenta o Universo-Minas. A série se inicia hoje, no ginásio do Minas, às 20h, em Belo Horizonte.
O outro jogo da rodada será entre Flamengo x COC/Ribeirão Preto (ver texto nesta página).
Amanhã, em Araraquara, a Uniara recebe o Unit/Uberlândia, completando a primeira rodada dos duelos dos mata-matas.
Além da possibilidade de algum time erguer a taça pela primeira vez, o Nacional-2002 também trouxe outro Estado, fora do eixo Rio-São Paulo, como protagonista do torneio. Minas Gerais conseguiu colocar suas duas equipes nesta fase dos mata-matas.
"O Estado mostrou que merece duas vagas no Nacional. Para consolidar o basquete em Minas Gerais, acho que só falta o título. Unit e Minas vêm muito bem. Dá para conseguir isso neste ano", afirmou o técnico Marco Antônio Aga, do time de Uberlândia.


Texto Anterior: Boxe - Eduardo Ohata: "Ali"
Próximo Texto: Pela primeira vez, Franca fica fora de decisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.