São Paulo, domingo, 17 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corintianos já se dividem entre sonho e certeza

Time poupa atletas para a Copa do Brasil , mas deverá ter alguns titulares em campo contra o Botafogo, hoje, no Rio

Ao mesmo tempo em que se preocupa com classificação no mata-mata, Mano diz que clube não pode ficar sem pontos no Brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians não consegue -e nem pretende- se desvencilhar de seu maior objetivo, a Copa do Brasil. Mas já vive o dilema de apostar tudo em seu grande sonho e perder terreno na maratona do Campeonato Brasileiro, que também pode levá-lo à tão sonhada Libertadores no ano do centenário.
Por isso, hoje, às 18h30, contra o Botafogo, o time deve fazer o mínimo para não sofrer a segunda derrota seguida, mas o máximo para evitar um desgaste que o comprometa contra o Fluminense, na quarta-feira.
Para conseguir isso, Mano Menezes decidiu alterar a estratégia usada na rodada de estreia do Nacional, 0 a 1 ante o Internacional, no Pacaembu.
Em vez de simplesmente escalar uma equipe com reservas com pouca rodagem e quase nenhum entrosamento, o treinador corintiano pretende poupar apenas os atletas mais cansados entre seus titulares que certamente estarão no Maracanã, no meio da semana, para tentar avançar às semifinais da competição mata-mata.
"Vamos usar mais jogadores da nossa base principal por entendermos que é uma situação melhor", declarou Mano, que, no entanto, defende a escalação de uma equipe mista.
"Vamos tirar alguns jogadores que precisam de uma preparação melhor para quarta- -feira. É inevitável. Quando chega uma reta final, tem que pensar nessa reta final. Não dá para lutar para chegar numa situação dessas e deixar de lado porque tem outra competição."
A preocupação de Mano ao priorizar mais uma vez a Copa do Brasil, tendo perdido o jogo de estreia, em casa, no Brasileiro, contra o Internacional, é ver seu time precocemente afastado de disputas na ponta da tabela do Nacional, contra times que não precisam se dividir.
"Não podemos abrir mão [de pontos], senão depois ficará difícil alcançar os que estão mais à frente", ponderou o técnico.
Para Mano, a situação que o Corinthians vive deve-se a uma distorção do calendário brasileiro. "Da forma que é, as equipes que vão bem acabam sendo prejudicadas. Não pode ser assim e deixar que aqueles que não foram tão bem no ano anterior tenham a chance de tirar vantagem de períodos como este", afirmou ele.
"Poderia haver pelo menos uma quarta-feira sem jogo. Depois, em seguida, poderia se jogar de novo domingo e quarta. Mas haveria pelo menos um espaço para se recuperar."
Como a reivindicação de Mano não pode ser atendida prontamente, o jeito é mesmo poupar para descansar o elenco.
Entre os que devem ganhar folga está, claro, Ronaldo.
O camisa 9 é um dos jogadores que, segundo o técnico, participaram da partida de ida contra o Fluminense sem as condições físicas ideais -ele se recuperava de uma gripe.
Entretanto Ronaldo ficará concentrado com o time, assim como outros atletas que nem devem ter condições de jogo para nenhum dos dois compromissos no Rio, caso do zagueiro William, ainda se recuperando de uma contusão no pé.
Prova da divisão mental que o Corinthians vive a esta altura da temporada foi o treino de anteontem. Apesar de ser direcionado para preparação do jogo contra o Botafogo, ele acabou com os atletas treinando cobranças de pênalti, situação que pode acontecer caso o Fluminense vença por 1 a 0.



NA TV - Botafogo x Corinthians Sportv (menos RJ), ao vivo, às 18h30


Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: Pago para ver
Próximo Texto: Botafogo: Diretoria faz sua revelação se calar antes de jogo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.