São Paulo, Segunda-feira, 17 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Empate com a Lusa dá antecipadamente ao time de Carpegiani a vantagem nas semifinais do Paulista-99
"Troca-troca" dá 1º lugar ao São Paulo

ALEXANDRE GIMENEZ
RODRIGO BERTOLOTTO
da Reportagem Local

O ""troca-troca" são-paulino funcionou ontem e assegurou para a equipe de Paulo César Carpegiani, com duas rodadas de antecipação, o primeiro lugar do Grupo 3 do Paulista-99, no empate em 1 a 1, com a Lusa, no Canindé.
Com a colocação, o São Paulo vai jogar as semifinais da competição com a vantagem de dois empates, na série contra o segundo colocado do Grupo 4, que irá definir um dos finalistas do Campeonato Paulista.
Como nas outras partidas da equipe, Carpegiani não repetiu a escalação do São Paulo em relação à rodada anterior -ele não fez isso nenhuma vez no Paulista. As novidades foram Raí e Jorginho.
Mesmo com as duas equipes tendo entrado em campo com formações teoricamente defensivas, com apenas um atacante típico (França, pelo São Paulo, e Hernâni, pela Lusa), a partida foi muito movimentada, com os dois times jogando em velocidade e produzindo várias chances de gol no primeiro tempo.
O São Paulo abriu o placar logo aos 11min, em sua jogada mais eficiente no Campeonato Paulista -a troca de posição entre o meia Marcelinho e o lateral Serginho.
Marcelinho recuou e passou para Serginho. Como um verdadeiro ponta-esquerda, Serginho livrou-se de Simão com velocidade e cruzou para Raí completar: 1 a 0.
Após sofrer muita pressão, os jogadores da Lusa começaram a ameaçar o gol são-paulino depois dos 20min. Aos 25min, o volante Simão chutou forte de fora da área, para a defesa de Rogério.
Porém o goleiro não mostrou tanta segurança aos 38min. Alexandre cobrou uma falta curta para Émerson, que chutou forte. Rogério caiu atrasado na bola, facilitando o empate da Lusa: 1 a 1.
No final do primeiro tempo, aos 43min, o São Paulo teve a chance de voltar a comandar o placar. Serginho cobrou escanteio para desvio de Wilson. A bola passou próxima da trave do goleiro Márcio.
Zagallo foi para o vestiário no final da etapa criticando muito o juiz Oscar Roberto Godoi. Segundo o treinador, Godoi não foi severo com os atletas são-paulinos, usando critérios mais rígidos para punir os atletas da Lusa.
Segundo o levantamento do Datafolha, a Lusa cometeu 22 faltas, contra 32 do São Paulo. Porém a equipe de Zagallo foi punida com três amarelos, contra dois do rival.
Uma contusão sofrida pelo zagueiro Bordon aos 4min da segunda etapa fez Carpegiani mudar a configuração tática de sua equipe.
Ao invés de escalar outro zagueiro, o treinador optou em colocar em campo Warley.
Com a presença de mais um atacante em campo, Raí foi deslocado para o meio, e Edmílson, para a zaga. Porém a modificação não teve influência decisiva no desenrolar da partida. Tanto que, aos 24min, colocou mais um volante: Alexandre, no lugar do meia Raí.
Com isso, as duas equipes produziram poucas chances no segundo tempo. A melhor foi de Alexandre, da Lusa, aos 47min. Na pequena área são-paulina, o jogador finalizou de letra, mas para fora. ""Perdi o gol, só isso", disse.


Texto Anterior: Dualib nega reforços para o Paulista-99
Próximo Texto: Zagallo inocenta Alexandre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.