São Paulo, Quinta-feira, 17 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo índice põe limites à prova

da Reportagem Local

Qual o limite para a velocidade do homem?
A quebra do recorde mundial por Maurice Greene ajuda a esquentar a discussão sobre até onde o corpo humano é capaz de ir.
Jamais, desde que começou a ser utilizada cronometragem eletrônica nas provas de atletismo (em 1968), o recorde da principal prova do esporte havia sido quebrado por tal margem -cinco centésimos de segundo.
Com o conhecimento do homem hoje, é muito difícil apontar qual será a "barreira" para os recordes esportivos -embora acredite-se que ela exista, sim.
Acredita-se, também, que levará ainda algum tempo para o ser humano atingir seu limite (ontem mesmo, Greene disse ser capaz de correr a prova em 9s76).
E pelo menos dois braços da ciência poderão ajudar a estender o período em que o homem conseguirá quebrar seus recordes: a genética, que ajudaria a selecionar (e, talvez, a "produzir") futuros recordistas, e a farmacologia.
Muitos dos atuais recordistas mundiais provavelmente se valeram de substâncias químicas para conseguir suas marcas.
Isso não significa doping -muitos dos remédios usados são considerados legais pelas entidades que controlam o esporte.
Mas não se pode, desde já, descartar a hipótese de que chegue ao momento em que apenas o doping -o uso de substâncias hoje ilegais- seja capaz de propiciar novos recordes mundiais.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Matinas Suzuki Jr.: Qual o maior time do mundo?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.