São Paulo, Sábado, 17 de Julho de 1999
Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Volante é chamado para jogar a Copa das Confederações no lugar do goleiro Renato, do Corinthians
Vampeta é reconduzido à seleção

ALEXANDRE GIMENEZ
JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
enviados especiais a Foz do Iguaçu


O técnico Wanderley Luxemburgo decidiu modificar a lista de convocados para a Copa das Confederações, torneio que começa em 24 de julho, no México, e chamar o volante Vampeta no lugar do goleiro Renato, reserva do Corinthians.
Contundido no último dia 6, quando o Brasil enfrentou o Chile, ainda pela primeira fase da Copa América, Vampeta permaneceu concentrado em Foz do Iguaçu, fazendo tratamento com Joaquim Grava, médico do Corinthians e da seleção, e acompanhando as partidas do time em Ciudad del Este.
Na ocasião, uma das razões do volante para continuar concentrado foi a possibilidade de ser convocado para a Copa das Confederações, competição na qual o Brasil pega Alemanha, EUA e Nova Zelândia na primeira fase.
""No futebol, algumas coisas acontecem muito rapidamente. A recuperação do Vampeta era considerada difícil, mas de repente ele melhorou e eu tive de rever meu ponto de vista", justificou Luxemburgo, referindo-se à luxação do ombro direito do atleta.
Na terça-feira, dia seguinte da convocação para a Copa das Confederações, o treinador negara com firmeza que pudesse alterar a lista inicial, mesmo sabendo que a Alemanha, com autorização da Fifa, tinha convocado apenas dois goleiros e não três, como exigia o regulamento do torneio.
A decisão de chamar o jogador começou a ser tomada anteontem, quando Vampeta chegou a fazer um leve treinamento com bola. Logo depois do treino, Grava anunciou que viajaria ontem cedo para São Paulo, acompanhado de Vampeta, para que o atleta fosse submetido a um exame de ressonância magnética.
A avaliação médica foi positiva: a expectativa é que Vampeta possa treinar normalmente a partir da semana que vem. Isso convenceu Luxemburgo a chamar o volante para integrar o grupo de jogadores que vai ao México.
""Para o Vampeta vai ser importante, porque ele ainda precisa se firmar como jogador de seleção brasileira", disse Luxemburgo.
Amanhã, o jogador deve acompanhar em Assunção, no Paraguai, a final da Copa América, entre Brasil e Uruguai. Na segunda-feira, viaja a Guadalajara com os demais convocados para a Copa das Confederações.
Sobre o corte de Renato, Candinho, consultor de Luxemburgo, afirmou que a comissão técnica entrou em contato com o goleiro, explicando que, em futuras convocações, especialmente de atletas com menos de 23 anos, com idade para disputar a Olimpíada, ele deve ser lembrado.
Sem Renato, a seleção terá apenas os goleiros Dida e Marcos. Mas, se um dos dois se contundir, Luxemburgo poderá voltar a chamar o atleta do Corinthians.

Equipe definida
Para a final contra o Uruguai, amanhã, em Assunção, o treinador brasileiro optou por manter o time que derrotou o México, na quarta-feira, por 2 a 0.
""A equipe fez um bom jogo e não havia razão para mudar."
Hoje, os jogadores fazem o último treino em Foz do Iguaçu. À tarde, a delegação segue para a capital paraguaia. Caso consiga o título, a seleção pode passar por Brasília, na segunda, para um encontro com o presidente Fernando Henrique Cardoso.


Próximo Texto: Recuperação contraria o diagnóstico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.