São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

análise

Sucesso de Phelps dá lição a professores

GILBERTO DIMENSTEIN
COLUNISTA DA FOLHA

Diagnosticado como portador de déficit de atenção, o recordista de natação Michael Phelps foi desenganado profissionalmente quando era criança. Uma professora disse à sua mãe que ele não era capaz de se concentrar em nada. Não tinha, portanto, futuro. Nem remotamente poderia passar na cabeça da professora a futura habilidade do garoto em se concentrar em centésimos de segundo, batendo recordes sem parar. Recordes que são resultados de uma rígida disciplina. Fora das piscinas, Phelps dá uma boa lição aos professores.
Existe, de fato, um transtorno neurológico que produz dificuldade de atenção. Digo isso porque eu também fui diagnosticado, em exames psiquiátricos, com esse distúrbio, associado a ansiedade e hiperatividade. Hoje sei que esse é um dos fatores que me levaram a trabalhar com educação. Como jornalista, sou desafiado a agarrar a atenção do leitor; a educação tem o desafio de agarrar a atenção do aluno.
Atualmente, há uma epidemia de medicamentos para enfrentar esse tipo de déficit. Nada contra remédios, desde que acompanhados de terapias. Mas Phelps mostra que, muitas vezes, a escola é parte do problema, e não da solução. Quando o jovem descobre sua vocação e isso significa também descobrir um prazer, ele desenvolve também habilidades de concentração. Pessoas com distúrbio de atenção também apresentam momentos de hiperconcentração.
Deixar um menino com toda aquela energia trancado numa sala de aula, obrigado a decorar coisas que não lhe fazem sentido (e não fazem para muita gente), é como deixar um peixe fora d'água.
O problema é que a criança "desenganada" acaba sofrendo de baixa auto-estima. Quase ninguém acredita em seu potencial. Nem ela própria. Cria-se assim um círculo vicioso que acaba por comprovar o desengano.


Texto Anterior: Versatilidade de nadador é boa parte de seu sucesso
Próximo Texto: Recordista afirma que não seria nada sem seu treinador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.