São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOPING
Exames positivos deixam 20 atletas fora da Olimpíada


Nacionalidade e esporte dos envolvidos não são divulgados; aqueles que já tiverem competido terão resultados anulados


DO ENVIADO A SYDNEY

O COI (Comitê Olímpico Internacional) foi avisado de que 20 atletas que estão na Vila Olímpica foram pegos por uso de substâncias dopantes. Os comitês nacionais também foram notificados, e os atletas devem ser impedidos de disputar os Jogos de Sydney.
Em caso de algum já ter competido, sua performance será considerada nula. A nacionalidade e a modalidade dos envolvidos não foram divulgadas. A decisão deve sair após o comunicado a Juan Antonio Samaranch, presidente do COI, que ontem deixou Sydney. Ele voltou a Barcelona para acompanhar sua mulher, María Teresa Salisachs, 69, que estava doente e acabou morrendo.
Os atletas pegos fariam parte de um grupo de 2.043 testados pela Agência Mundial Antidoping (Wada, sigla em inglês) desde abril. Entre as substâncias ilegais que teriam sido utilizadas pelos esportistas estariam esteróides anabolizantes.
A notícia foi antecipada pelo jornal australiano "Sydney Morning Herald". Apesar de ser apenas o primeiro dia de competição, a informação foi interpretada como um sinal de que as autoridades olímpicas estão comprometidas com o banimento do doping nestes Jogos.
No juramento dos atletas, na cerimônia de abertura, foi incluída a premissa de que todos se comprometiam a participar dos Jogos sem o uso de drogas.
Após uma reunião da Wada, ontem, o resultado dos exames foi confirmado. Para cada caso, deve começar imediatamente uma sanção esportiva de dois anos.
Nos dois primeiros dias de competição (13 e 14), somente com jogos de futebol, 40 atletas foram testados e nenhum doping foi apontado, informou o COI.
Desde ontem, todos os medalhistas e mais alguns participantes escolhidos por sorteio estão sendo submetidos ao exame antidoping. O resultado sempre é divulgado depois de dois dias.


Texto Anterior: Tostão: A noite de uma campeã
Próximo Texto: Austrália realiza testes preventivos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.