UOL


São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nuzman não é claro ao explicar divisão do bolo

DA SUCURSAL DO RIO E
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, não conseguiu dar uma justificativa clara para as mudanças na distribuição dos recursos da Lei Piva. Questionado sobre o assunto, não deu detalhes sobre os critérios. ""Vários fatores pesaram para isto", disse ele.
A nova distribuição gerou festejos e reclamações entre os dirigentes de cada confederação.
Seis entidades perderam recursos -beisebol e softbol, hipismo, esgrima, levantamento de peso, taekwondo e tiro com arco.
Outras seis subiram no "ranking" de verbas: canoagem, ciclismo, ginástica, handebol, judô e tênis de mesa. Uma confederação, a de hóquei sobre grama, irá receber dinheiro pela primeira vez.
Para comentar as mudanças, Nuzman citou o exemplo do levantamento de peso, que teve a verba reduzida de 1,5% do total de 2003 para 0,5% em 2004. Segundo ele, a entidade não gastou toda a verba de 2003. Outro critério usado teve como base os Jogos de Atenas. ""Foi com base nessa competição que fizemos a divisão", contou Nuzman, que manteve os 4% para o basquete, cuja seleção masculina está fora da Olimpíada.
Citado pelo dirigente, o levantamento de peso foi quem mais perdeu. Terá direito, em 2004, a R$ 204 mil, um terço do valor que teve neste ano. O beisebol viu seu orçamento cair pela metade.
"Achei estranho a mudança. Nosso Pré-Olímpico nem aconteceu", afirmou Carlos Sugimoto, dirigente da entidade, referindo-se à competição, que será no Panamá, após o Mundial de Cuba.
Um dos contemplados com maior repasse, o tênis de mesa já procura novos gastos -terá 2,5% do total. "Vamos mandar atletas para mais eventos no exterior", prevê Alaor Azevedo, presidente da confederação.(SR, ALF, GR E JCA)

Texto Anterior: Em ano pré-olímpico, COB infla sua parte da Lei Piva
Próximo Texto: Saiba mais: Com mais verba, comitê "esquece" novas parcerias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.