São Paulo, sábado, 17 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

F-1 procura novas funções para "frentistas", que serão extintos em 2010

SANDRO MACEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Final de temporada na F-1 é sempre igual: pilotos que ainda não têm vaga garantida para a temporada seguinte correm, no paddock, atrás de um cockpit para o ano seguinte.
Neste ano, porém, uma outra categoria está com o futuro indefinido: os "frentistas", mecânicos que cuidam do reabastecimento dos carros.
Uma das novidades a partir de 2010 será justamente o fim da reposição de gasolina. Os carros vão entrar nos boxes só para troca de pneus -ou resolver problemas mecânicos.
Na Ferrari, o italiano Pietro Timpini, 41, é o responsável pelo reabastecimento desde 2000. "Comecei depois do problema com o [Michael] Schumacher em Barcelona", relembra. Na ocasião, Nigel Stepney enchia o tanque do carro do alemão quando o piloto saiu do pit e o derrubou.
Desde 1990 na F-1 e há 12 anos na Ferrari, Timpini já passou por infortúnios. Em Valencia, no ano passado, a roda traseira de finlandês Kimi Raikkonen passou por cima do pé esquerdo do mecânico, que teve fratura.
"Nunca troquei pneus... Ainda não sei o que farei no ano que vem", comenta Timpini. "Arranjaremos outra coisa para ele fazer", responde Luca Colajanni, assessor de comunicação da equipe.
Enrico Pelazza, 40, da Toro Rosso, está na função desde 2005. Antes trabalhava como eletricista. "Não me falaram nada sobre o ano que vem."
Boa parte dos "frentistas" da categoria desempenha outra função. Jean Marquardt, o homem do combustível da Toyota, é também o caminhoneiro-chefe -na parte europeia da temporada, o veículo é o principal transporte.
Segundo a assessoria da Toyota, a equipe considera reduzir o número de pessoas da equipe, mas afirma que Marquardt será aproveitado em outras funções, já que ele é responsável pela logística.
O britânico Chris Smith, da Force India, é outro que dirige caminhões na Europa. Ele também já passou apuros. "Em 2006, Christijan Albers saiu antes do reabastecimento e me arrastou. Lembra?"


Texto Anterior: Pneus viram fiel da balança em duelo tenso na Brawn
Próximo Texto: Saiba mais: Novos freios empurram Barrichello
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.