|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
foco
F-1 procura novas funções para "frentistas", que serão extintos em 2010
SANDRO MACEDO
DA REPORTAGEM LOCAL
Final de temporada na F-1 é
sempre igual: pilotos que ainda não têm vaga garantida para a temporada seguinte correm, no paddock, atrás de um
cockpit para o ano seguinte.
Neste ano, porém, uma outra categoria está com o futuro indefinido: os "frentistas",
mecânicos que cuidam do reabastecimento dos carros.
Uma das novidades a partir
de 2010 será justamente o fim
da reposição de gasolina. Os
carros vão entrar nos boxes só
para troca de pneus -ou resolver problemas mecânicos.
Na Ferrari, o italiano Pietro
Timpini, 41, é o responsável
pelo reabastecimento desde
2000. "Comecei depois do
problema com o [Michael]
Schumacher em Barcelona",
relembra. Na ocasião, Nigel
Stepney enchia o tanque do
carro do alemão quando o piloto saiu do pit e o derrubou.
Desde 1990 na F-1 e há 12
anos na Ferrari, Timpini já
passou por infortúnios. Em
Valencia, no ano passado, a
roda traseira de finlandês Kimi Raikkonen passou por cima do pé esquerdo do mecânico, que teve fratura.
"Nunca troquei pneus...
Ainda não sei o que farei no
ano que vem", comenta Timpini. "Arranjaremos outra
coisa para ele fazer", responde
Luca Colajanni, assessor de
comunicação da equipe.
Enrico Pelazza, 40, da Toro
Rosso, está na função desde
2005. Antes trabalhava como
eletricista. "Não me falaram
nada sobre o ano que vem."
Boa parte dos "frentistas"
da categoria desempenha outra função. Jean Marquardt, o
homem do combustível da
Toyota, é também o caminhoneiro-chefe -na parte europeia da temporada, o veículo é
o principal transporte.
Segundo a assessoria da Toyota, a equipe considera reduzir o número de pessoas da
equipe, mas afirma que Marquardt será aproveitado em
outras funções, já que ele é
responsável pela logística.
O britânico Chris Smith, da
Force India, é outro que dirige
caminhões na Europa. Ele
também já passou apuros.
"Em 2006, Christijan Albers
saiu antes do reabastecimento e me arrastou. Lembra?"
Texto Anterior: Pneus viram fiel da balança em duelo tenso na Brawn Próximo Texto: Saiba mais: Novos freios empurram Barrichello Índice
|