São Paulo, quarta-feira, 17 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Após derrota em 1950, Brasil deu sua "amarelada"

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil, originalmente, era branco. Até a Copa de 1950, quando a seleção sofreu sua mais trágica derrota -2 a 1 para o Uruguai na final no Maracanã-, a equipe usava uma camisa branca, que foi resgatada só uma vez depois: no jogo que celebrou os cem anos da Fifa contra a França, neste ano.
A partir do Mundial de 1954, o Brasil passou a mostrar ao mundo seu famoso uniforme ""canarinho". As camisas amarelas não vingaram no Mundial na Suíça, mas estiveram nas conquistas de cinco outras Copas.
Em 1958, na Suécia, o Brasil jogou a final de azul por ter perdido um sorteio para os anfitriões, que também atuam de amarelo. O azul, segunda opção nacional, apareceu também em outras conquistas, como 94 e 02.
A única seleção campeã mundial que não tem azul no uniforme é a Alemanha. Hoje, a segunda camisa do Uruguai é vermelha. (RBU)


Texto Anterior: Agressiva, Alemanha usa vermelho
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Leão pressiona são-paulinos com monólogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.