São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time da região do ABC pega o Grêmio, que tem trajetória inferior em 2000, para passar para a final da Copa JH
Como "grande", São Caetano tenta vaga

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

Com uma trajetória em 2000 que o faria passar por uma das equipes consideradas grandes do futebol brasileiro, o São Caetano decide, hoje, uma vaga na final da Copa João Havelange diante do Grêmio, que passa por uma situação inversa. O confronto acontece a partir das 16h, em Porto Alegre.
Enquanto o time paulista, fundado há 11 anos, faz uma campanha repleta de sucessos neste ano, o tradicional clube gaúcho tem obtido seus resultados com mais dificuldade, situação comum entre equipes menores.
Hoje, um empate dá a classificação histórica aos paulistas, que também se classificam se perderem por diferença de um gol, mas fizerem pelo menos três. Uma vitória por 1 a 0 basta para colocar o Grêmio na final. Se os gaúchos vencerem por 3 a 2, o finalista será decidido nos pênaltis.
Além de ter alcançado no primeiro semestre o direito de disputar o grupo de elite do Paulista do próximo ano, o São Caetano garantiu a sua passagem para a segunda fase da Copa JH de maneira tranquila.
Com certa facilidade, o time do técnico Jair Picerni passou por seus adversários no Módulo Amarelo e ganhou o direito de enfrentar algumas das principais equipes do país a partir das oitavas-de-final da competição.
Contra esses rivais, o São Caetano segue invicto. A classificação para as quartas-de-final foi obtida com uma vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no Maracanã, após empate em 3 a 3 no jogo anterior.
Na etapa seguinte, foi a vez de o Palmeiras ser eliminado pela sensação do torneio. A equipe da região do ABC venceu o primeiro confronto por 4 a 3 e se classificou com um empate de 2 a 2.
"Quando estávamos no Módulo Amarelo, mostrava aos jogadores os jogos do grupo principal e dizia que poderíamos enfrentar os principais times do país", declarou Picerni.
A campanha gremista em 2000 é marcada por mais dificuldades. No primeiro semestre, o clube foi surpreendido pelo Caxias na decisão do Campeonato Gaúcho.
Na Copa JH, a classificação para as oitavas-de-final só veio na última rodada. A equipe ficou com a décima posição, entre os 12 classificados do Módulo Azul.
Nas oitavas-de-final, venceu a Ponte Preta por 1 a 0, em Porto Alegre, e perdeu em Campinas, por 2 a 1, mas garantiu a vaga por ter feito um gol fora de casa. Contra o Sport, nas quartas-de-final, o time dirigido por Celso Roth obteve um vitória por 2 a 1 e um empate em 1 a 1.
"O Grêmio é um dos times mais importantes do país, mas provamos com a vitória no primeiro jogo que podemos enfrentá-los em condições de igualdade", disse o goleiro Sílvio Luís.
O treinador do time paulista afirmou ter preparado a sua equipe para passar a atuar como um time considerado grande.
"O São Caetano é um time médio que está aprendendo a jogar como grande. Desde fevereiro nos preparamos para este momento", afirmou o treinador.
Picerni poderá contar hoje com o atacante Wágner, que volta após cumprir suspensão no primeiro jogo. Com o seu retorno, Zinho deixa a equipe e vai para reserva.
No Grêmio, Roth deverá manter a equipe que começou a partida de quinta-feira.

NA TV - Sportv, às 16h



Texto Anterior: Goleiro acredita que voltará a jogar na seleção
Próximo Texto: Tradição dos paulistas está em jogo no Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.