São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

retranca

Foco dos times muda de área para 2010

Atacantes perdem espaço na agenda de cartolas, que buscam reforçar as defesas

Enquanto Ronaldo, Fred e Adriano foram os jogadores repatriados para 2009, meta agora é buscar nomes como Cicinho, Breno e Alex Silva

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se para 2009 a atenção dos principais clubes brasileiros esteve nas negociações com nomes de peso no ataque, a virada para 2010 promete ser frutífera para os sistemas defensivos, em especial para os zagueiros.
Preocupados em armar retaguardas mais sólidas, os dirigentes iniciaram a corrida ao mercado de transferências oferecendo propostas sedutoras para beques, laterais e volantes.
Se Ronaldo, Adriano e Fred voltaram para jogar no Brasil neste ano, no que se avizinha a expectativa é a de que Breno, Alex Silva e Cicinho sejam integrados à legião de repatriados.
O Corinthians exemplifica a mudança de foco nas grandes áreas. Fechou 2008 apresentando Ronaldo, o maior artilheiro de Copas, e iniciará 2010 com o lateral-esquerdo Roberto Carlos, campeão mundial em 2002 ao lado do Fenômeno.
Com o camisa 9, o clube alvinegro foi campeão estadual e da Copa do Brasil. Já o ex-titular da lateral esquerda do Brasil durante cerca de dez anos chega para ser um dos pilares defensivos da equipe na disputa da Libertadores da América no ano do centenário corintiano.
Outro nome trazido para reforçar o time é o volante Ralf, ex-Barueri, apresentado ontem no clube. O Corinthians também deixou claro que pretende contratar mais um zagueiro.
O São Paulo, dono da defesa menos vazada do Brasileiro em três das últimas quatro edições do campeonato, já reforçou o setor pensando na possível saída de algum de seus beques.
Caso André Dias ou Miranda sejam negociados, André Luís e Xandão já estarão a postos para substituí-los. O lateral-direito Cicinho, que passou pelo Morumbi e está atualmente na Roma, virou o mais novo sonho de consumo dos dirigentes.
Antes de a agenda de jogos em 2009 começar, o principal reforço no clube foi o centroavante Washington, um dos artilheiros do Nacional anterior, quando estava no Fluminense.
Ainda na capital paulista, o Palmeiras, que investiu nos atacantes Keirrison e Vagner Love neste ano, anunciou como primeiro "reforço" de 2010 Danilo, zagueiro até então emprestado pelo Atlético-PR.
Por 1 milhão (cerca de R$ 2,5 milhões), o clube ficará com o beque até dezembro de 2013. Os cartolas também querem fechar com Rodrigo, defensor cujos direitos pertencem ao ucraniano Dínamo de Kiev.
Enquanto isso, nomes para o sistema ofensivo, como o chileno Valdivia, seguem apenas no campo das especulações.
A tendência não é privilégio dos clubes de São Paulo.
O Vasco, de volta à Série A, anunciou um pacotão composto em sua maioria por atletas de defesa, casos dos laterais Élder Granja e Márcio Careca, dos volantes Léo Gago e Jumar e do zagueiro Gustavo.
O Atlético-MG, que deverá segurar um dos artilheiros do Brasileiro-09, Diego Tardelli, contratou até o momento o lateral-esquerdo Leandro e o zagueiro Jairo Campos, campeão da Libertadores pela LDU.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Até cerveja não é mais americana na NBA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.