São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2007

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Raikkonen rala para largar na frente

Apesar da limitação para testes, novo piloto da Ferrari roda mais quilômetros neste ano do que na temporada anterior

Depois de se pouparem nas sessões européias, equipes vão ao Bahrein atrás de calor e mais experiência antes da abertura do Mundial de F-1

TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda falta um mês para o GP da Austrália, etapa de abertura do Mundial de F-1, mas equipes e pilotos já estão de malas prontas rumo ao Oriente.
Próxima parada, o Bahrein, circuito que recebe a terceira corrida desta temporada e, a partir da próxima quinta-feira, 7 das 11 escuderias para duas sessões de três dias de testes.
Na bagagem, além da esperança de que o clima não volte a atrapalhar os últimos testes da pré-temporada, muitos quilômetros rodados nos treinamentos em pistas da Europa.
Neste ano, com a limitação de 30 mil quilômetros de testes imposta por um acordo entre os times, que vale de 1º de janeiro a 31 de dezembro, a ordem geral foi poupar rodagem.
À exceção da Super Aguri, que na temporada passada ainda iniciava suas atividades, todas as demais reduziram os quilômetros gastos nos meses que antecedem o Mundial. A redução média em relação a este mesmo período do ano passado foi de cerca de 57%.
Entre os pilotos de ponta, porém, há um número que chama a atenção. Levantamento feito pela Folha levando em conta apenas os titulares em 2006 e 2007 e computando a quilometragem somente a partir de janeiro mostra que Kimi Raikkonen é o único a rodar mais neste ano apesar da limitação.
O finlandês, que não quer fazer feio em sua estréia na Ferrari após cinco temporadas na McLaren, já aumentou em 16% sua quilometragem neste início de ano, mesmo antes dos treinos que virão em Sakhir.
Nos primeiros meses de 2006, após conquistar seu segundo vice-campeonato mundial, Raikkonen andou 3.240 km em seis sessões. Agora, proibido de testar em dezembro por cláusulas contratuais, o finlandês rodou 3.772 km, divididos em quatro blocos.
Como de costume, Raikkonen poupa palavras na hora de comentar sua pré-temporada.
"Estamos numa boa posição. Não dá para dizer exatamente até que tenhamos andado em diferentes circuitos e até que a Ferrari use sua configuração final", declarou o piloto ao diário italiano "Gazetta dello Sport".
Seu companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa, que, com a saída de Michael Schumacher, herdou o posto de veterano do time, testou menos. Foram 3.004 km, ou 20% a menos que o novo ferrarista.
Com a limitação de quilometragem imposta em 2007, Massa trabalhou sem a mesma intensidade. Aproximadamente 39% a menos do que em 2006.
No ano passado, porém, os papéis não foram os mesmos na Ferrari. O brasileiro, novato na equipe, acumulou 4.934 km.
Schumacher, que começava seu derradeiro Mundial, gastou 6.130 km no mesmo período. Ou seja, o piloto com mais experiência no time rodou 24% a mais na fase de preparação.
Assim como Massa, o bicampeão Fernando Alonso, que trocou a Renault pela McLaren, também andou menos em 2007 apesar de precisar de tempo no cockpit para se adaptar à sua nova escuderia.
O espanhol trabalhou 32% a menos nesta pré-temporada.
Encabeçam a lista dos que tiveram mais "descanso" no início de ano Ralf Schumacher, da Toyota, cuja quilometragem diminuiu 74%, e Rubens Barrichello, da Honda, com 70%.


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