São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No adeus ao Brasil, Guga revê amigos e curte jogo

Revés para Franco Ferreiro marca fim da turnê de despedida do tenista no país

Ex-número um do mundo precisou "arrumar" o quadril várias vezes na partida em que se descontraiu e até foi cumprimentar a mãe

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

O maior tenista brasileiro de todos os tempos disputou ontem sua última partida como profissional no país.
Gustavo Kuerten perdeu, mas conseguiu "curtir", coisa que ele disse que pretendia fazer em sua turnê de despedida.
"Vi um monte de gente conhecida na torcida", disse Guga, em discurso ao público. "Não dá para competir com esses caras. É uma correria danada, mas valeu a força."
Três vezes campeão de Roland Garros, líder do ranking mundial por 43 semanas e dono de 20 títulos de primeira linha, Guga perdeu para Franco Ferreiro, o 213º do mundo.
A derrota por 2 sets a 0 (7/5 e 7/6) encerrou a participação de Guga no Challenger de Florianópolis, o terceiro torneio na turnê de despedida e o segundo e último disputado no país.
Em sua cidade, o tricampeão de Roland Garros conseguiu, contra o colombiano Carlos Salamanca, sua primeira vitória na turnê. O triunfo garantiu ao brasileiro cinco pontos no ranking, o que vai permitir seu retorno à listagem da ATP.
Guga tinha consciência de que Ferreiro seria um rival muito mais complicado do que Salamanca. A partida começou bastante equilibrada. Apesar de "arrumar" o quadril várias vezes, Guga protagonizou jogadas que arracaram palmas e berros empolgados da torcida e teve algumas oportunidades de quebrar o serviço de Ferreiro.
Mas, no 11º game, Kuerten não conseguiu manter o saque.
Ferreiro, que chegou a ouvir algumas vaias, venceu por 7/5.
Guga, 31, que já afirmou que só consegue manter o alto nível por cerca de 50 minutos e foi ao vestiário depois do primeiro set, ainda resistiu no segundo.
Ferreiro conseguiu logo duas quebras na seqüência e abriu 3 a 0. Kuerten passou a curtir a partida e até participou da "ola" da torcida. A expressão mais concentrada deu lugar ao sorriso em diversos momentos, e ele até foi cumprimentar a mãe após ganhar o terceiro game.
Soltando o braço, Guga virou o jogo em 6/5. No tie-break, porém, Ferreiro marcou 7/2.
"Foi além de qualquer expectativa. Eu me senti como nos grandes momentos, no segundo set tive grandes bolas."
O ex-número um do mundo foi homenageado depois da partida e viaja agora para a Europa, onde disputará, antes de Roland Garros, o Masters Series de Montecarlo e o Torneio de Barcelona. "Eu me orgulho de ser ilhéu, de ser catarinense, de ser brasileiro. Vou continuar lutando no dia-a-dia em busca de novos objetivos. Hoje foi um dia maravilhoso para mim."


Texto Anterior: Olimpíada: EUA reconhecem ser azarões por 2016
Próximo Texto: Brasileiro diz que resiste a mais sets
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.