São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

NATAÇÃO
Australiana O'Neill bate recorde dos 200 m borboleta, o mais antigo da modalidade

Susie O'Neill conseguiu ontem superar o recorde mundial mais antigo da natação. A nadadora venceu os 200 m borboleta do Campeonato Australiano com o tempo de 2min05s81. A marca anterior, de 2min05s95, pertencia à norte-americana Mary Meagher desde 1981.
A disputa foi no Centro Aquático de Sydney e valeu como seletiva para a formação da equipe olímpica australiana.
"Vi o tempo e vi o anúncio do recorde mundial (no placar eletrônico). Foi um dos momentos mais importantes da minha vida", afirmou O'Neill, que buscava a marca havia seis anos.
"Estive várias vezes muito perto, mas continuei batalhando até que finalmente consegui", comemorou ela.
A nadadora, campeã olímpica em Atlanta-1996, travou um duelo particular com Petria Thomas, que ficou com a prata.
Foi o quinto recorde mundial batido durante o Campeonato Australiano. Ian Thorpe melhorou sua marca nos 400 m livre uma vez e nos 200 m livre em duas oportunidades. Já Geoff Huegill superou o recorde dos 50 m borboleta.
Apesar disso, Thorpe fracassou ontem, nos 100 m livre. A prova foi vencida por Michael Klim. O recordista dos 200 m e 400 m chegou em quarto lugar e não se classificou para os Jogos.
Thorpe desistiu de tentar vaga nos 1.500 m. Ele irá centrar suas atenções nos 200 m e 400 m livre na Olimpíada.

BASQUETE
Lakers e Blazers vencem e decidem Conferência Oeste da NBA a partir de sábado

Los Angeles Lakers e Portland Trail Blazers começam a decidir no sábado a Conferência Oeste da NBA (liga profissional norte-americana de basquete).
As duas equipes, confirmando o favoritismo obtido com as campanhas na temporada regular, asseguraram as vagas para as finais na noite de anteontem.
O Los Angeles Lakers, melhor time da primeira etapa do campeonato, com 67 vitórias, derrotou o Phoenix Suns em casa por 87 a 65, encerrando o mata-mata semifinal em 4 a 1.
A equipe californiana recuperou-se do revés de domingo, quando foi batida pelo rival por 117 a 98, em Phoenix.
O cestinha do time foi o armador Kobe Bryant, com 17 pontos marcados.
"O time todo teve uma noite inspirada", disse o pivô Shaquille O'Neal, eleito MVP (Most Valuable Player), prêmio dado ao melhor jogador da temporada. O'Neal fez 15 pontos e pegou 21 rebotes anteontem.
O Portland também liquidou a série semifinal contra o Utah Jazz por 4 a 1, vencendo por 81 a 79. O jogo, realizado em Portland, foi decidido com uma cesta de três pontos de Scott Pippen, a sete segundos do final.
O primeiro jogo do mata-mata decisivo do Oeste ocorrerá no sábado, em Los Angeles, às 16h30 (horário de Brasília).
Durante a fase classificatória, houve equilíbrio nos confrontos entre os finalistas, com duas vitórias para cada lado.

IATISMO
Brasileiros disputam vaga olímpica na 470

A dupla Alexandre Paradeda e André Fonseca está na chave prata do Mundial, que está sendo disputado em Balatonfened, na Hungria. A chave ouro já classificou oito barcos para Sydney. Os brasileiros disputam as últimas quatro vagas para os Jogos.

AUTOMOBILISMO
Raul Boesel correrá em Indianápolis

A prova será disputada no dia 28, e o piloto irá usar um motor Oldsmobile. Esta será a 12ª participação de Boesel na tradicional corrida norte-americana. Seu melhor resultado foi um terceiro lugar em 1989. Outro brasileiro na prova será Aírton Daré.

FUTSAL
São Paulo demite Walmir de Oliveira

A justificativa para a saída do treinador foi o mau desempenho da equipe paulista no returno da Liga Futsal-2000. Em cinco partidas, o São Paulo venceu somente uma. Marcos Moraes irá assumir o comando do time interinamente.

HIPISMO
Cavaleiro pede critérios justos para a Olimpíada


O cavaleiro Vítor Alves Teixeira, 42, comemorou ontem trinta anos de hipismo. O ginete disputa uma das três vagas para a equipe brasileira que irá participar dos Jogos de Sydney. "Se a equipe for definida dentro da pista, tenho 90% de chances", afirmou ele, que ainda não se conformou com seu corte da equipe que disputou o Mundial de 98, em Roma. "Eu estava em um momento melhor, mas foram escolhidos outros dois cavaleiros (Álvaro Affonso de Miranda Neto e André Johannpeter). Se a equipe tivesse tido um desempenho melhor, teríamos ganhado medalha", disse ele. O Brasil, que também contou com Nelson e Rodrigo Pessoa naquela competição, acabou em quinto e assegurou vaga para a Olimpíada. Rodrigo Pessoa é o único cavaleiro garantido em Sydney.

BOXE 1
Tony Blair apóia Mike Tyson

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, disse concordar com a decisão que permitiu a Tyson lutar no Reino Unido, no início do ano. Feministas tentam evitar que Tyson lute na Escócia, no próximo dia 24, citando a lei que proíbe condenados a mais de 12 meses de prisão a entrar no Reino Unido.

BOXE 2
Comissão pede aposentadoria de Durán

A principal entidade do boxe no Panamá, a Comissão de Boxe Profissional, reiterou o pedido para que Roberto ""Mano de Piedra" Durán, 48, pendure as luvas após o combate com Pat Lawlor, no próximo mês.

OLIMPÍADA
Primeiro-ministro pede agilidade

O primeiro-ministro grego, Costas Simitis, pediu a seus ministros que agilizem as obras para que o país receba os Jogos de 2004, após repreensão do Comitê Olímpico Internacional.
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Horário do jogo preocupa técnica
Próximo Texto: São Paulo vira no Canindé e embola grupo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.