São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ranking da Fifa indica outro "grupo da morte"

TALES TORRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde dezembro, quando as chaves da Copa do Mundo foram sorteadas, tornou-se lugar-comum dizer que o Grupo C - Argentina, Holanda, Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim- era o mais difícil do Mundial.
Não é o que o último ranking da Fifa antes da Copa mostra.
Divulgada ontem, a lista teve a manutenção dos três primeiros (Brasil, República Tcheca e Holanda) e o salto do México, de sexto para quarto. Portugal subiu de oitavo para sétimo. EUA (agora quinto), França (oitavo) e Argentina (nona) caíram uma posição.
Calculando a média de cada grupo da Copa alemã, o que tem a melhor colocação é o E, de República Tcheca (2º lugar), EUA (5º), Itália (13º) e Gana (48º): 17ª.
Desta chave sairá o adversário do grupo do Brasil, o "segundo mais difícil", de acordo com o ranking: 21ª como posição média.
Só depois vem a chave de Argentina e Holanda, cuja média de posição no ranking da Fifa é a 22ª.
No fundo vêm os grupos A (Alemanha, Polônia, Costa Rica e Equador) -28,25- e G (França, Suíça, Coréia e Togo) -33,25.
Mas nem sempre o indicado pelo ranking acaba ocorrendo. Em 2002, por exemplo, o grupo do Brasil era o segundo mais fácil, com 25,75 de posição média. O país terminou a competição com o título. A Turquia, outra equipe da chave que também tinha China e Costa Rica, ficou com o bronze.
Polêmico desde a criação, em 1993, o ranking contempla a atuação de cada equipe nos últimos oito anos. São levados em conta a relevância, o adversário, o local e o placar de cada jogo. Só os sete melhores resultados entram.


Texto Anterior: Leia trechos da autobiografia do Rei do Futebol
Próximo Texto: Panorâmica - Internet: Jornalista da Folha participa de bate-papo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.